Possa é a forma conjugada na primeira ou terceira pessoa do singular do verbo poder, se referindo a ação de conseguir algo ou alguma coisa. Esse substantivo deverbal ainda pode significar o ato de ter uma oportunidade ou a capacidade para algo.

Pode-se podesse?

A forma correta de escrita é pode-se de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com hífen. Pode-se é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo poder – neste caso, no presente do indicativo.

Pode-se 3 Pessoa?

Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.

Pode possa?

Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.

É correto falar pode-se?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar. A forma básica de colocação pronominal é enclítica, ou seja, depois do verbo. ...

Como conjugar o verbo posso?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Agora observe: Quando eu puder te ajudar, assim farei!

Qual é a diferença entre pôde e pode?

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Para que se possa sinônimo?

1 sejam capazes, consigam, controlem. Tenham força para suportar: 2 suportem, aguentem, aturem, tolerem.

Quem poder ou quem puder?

As duas formas são corretas. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder.

O que é uma coisa temporária?

Temporária é o feminino de temporário. O mesmo que: efêmera, passageira, precária, provisória, interina, transitiva, transitória.


Tudo sobre turismo e aventura