Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.

Arquivologia - Classificação dos Arquivos

O que são técnicas de arquivo?

As técnicas de arquivamento são um conjunto de regras a serem seguidas para garantir ainda mais a ordem na documentação de uma empresa. Dentro das técnicas de arquivamento existentes, há diversas alternativas que podem servir para organizar documentos.

Porque devemos classificar os arquivos?

Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.

Quais os tipos de arquivos e suas funções?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

O que é arquivo exemplos?

O que é arquivo No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.

Quais são os tipos de arquivos públicos?

Os arquivos públicos podem ser das esferas federais, estaduais e/ou municipais. Talvez, os mais conhecidos dessa relação, sejam os arquivos públicos municipais.

Como são organizados os arquivos?

Os métodos de classificação e codificação podem ser alfabéticos ou numéricos, isto é, através de letras ou números. Assim, os documentos podem ser classificados e codificados por nomes de pessoas, cidades, assuntos ou por datas ou códigos numéricos.

Quais são os métodos e técnicas utilizados para organização dos documentos?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Quais os tipos de arquivos e suas diferenças?

Os arquivos físicos são aqueles organizados em pastas, que são guardados em gavetas e armários, impressos em papel. Já os arquivos digitais são aqueles que são gerados em computador, e ficam arquivados em dispositivos como tablets, celulares, etc.

Quais são as 3 fases básicas da vida útil de um documento?

As fases de produção, manutenção e uso e destinação final).

Qual as fases idade de um documento?

A gestão de documentos conta com procedimentos bem definidos para todas as etapas do ciclo de vida dos documentos, que envolve as idades do arquivo, sendo elas: corrente, intermediária e permanente. A frequência de uso e seu valor são considerados na hora de definir em qual idade está o documento.

Qual a importância das técnicas de arquivamento?

O arquivamento é de vital importância para o gerenciamento de informações e pode dar às empresas maior controle sobre seus processos de informações. À medida que a empresa cresce, ela cria mais dados – dados que precisam ser meticulosamente gerenciados e monitorados para serem utilizados adequadamente.

Quais são os documentos Arquivaveis?

DOCUMENTOS ARQUIVÁVEIS produzido por um governo, organização ou empresa no decorrer de suas atividades e que se constitui em elemento de prova ou de informação, sendo, portanto, conservado por essas instituições e seus sucessores para efeitos futuros.

O que são arquivos públicos e arquivos privados?

Diferente do que ocorre com o arquivo público, no arquivo privado são armazenados documentos a partir da pessoa física e/ou jurídica (empresa). O arquivo privado é aquele encontrado nos setores das empresas, onde constam informações do cliente e dados da própria empresa para acesso.

O que são documentos de arquivos e documentos públicos?

Todos os direitos reservados. Os documentos são classificados em documentos de arquivo e documentos públicos. São todos os que, produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou pri- vada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação.

Quais são os arquivos municipais?

O arquivo público municipal é um órgão especificamente dedicado e responsável pelo conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados por órgãos públicos municipais no exercício de suas atividades, ou seja, pelos poderes Executivo e Legislativo, representados, respectivamente, pela prefeitura e pela câmara dos ...


Tudo sobre turismo e aventura