Ele conta a história do Êxodo, ou seja, de como os israelitas deixaram para trás a escravidão no Egito por sua fé em Yah, que escolheu Israel como seu povo. ... Segundo o relato, Yah então desceu do céu e habitou com eles, liderando o povo na guerra santa para conquistar a terra e conseguir a paz.

O que aprendemos no livro de Êxodo?

Neste livro estão detalhadas as 10 pragas enviadas ao Egito para que o povo fosse libertado: as águas dos rios que se tornaram sangue, as rãs, piolhos, moscas, peste em animais, úlceras, chuva de pedras e fogo, gafanhotos, trevas durante 3 dias, e a morte dos primogênitos de todas as famílias egípcias.

Qual a importância do Êxodo?

O Livro do Êxodo Continuidade do livro de Gênesis e relata como Moisés conduz os israelitas do Egito pelo deserto até o Monte Sinai Bíblico, onde Jeová se revela e oferece uma aliança: os israelitas devem manter a lei e, em retorno, recebem proteção e Canaã (a Terra Prometida).

O que podemos aprender com o livro de Êxodo?

O livro de Êxodo oferece detalhes da infância de Moisés e de seu chamado como profeta (ver Êxodo 1–4), a instituição da Páscoa (ver Êxodo 11–12) e os convênios do Senhor com Israel no Sinai — inclusive Sua proclamação dos Dez Mandamentos (ver Êxodo 19–20).

Panorama do livro de ÊXODO | #60

Apesar de Moisés já estar cansado da teimosia e das murmurações dos israelitas ele intercede por eles pedindo que Deus não os destrua. Veja que grande exemplo de amor nós aprendemos com a história de Moisés. O profeta teve a chance de se livrar das pessoas que o incomodava, mas ao invés disso ele ora por elas.

Panorama do livro de ÊXODO | #60

Qual foi a principal missão de Moisés?

A Missão de Moisés Quando um dia Moisés estava pastoreando o rebanho de seu sogro, no pé do monte Sinai, o anjo de Deus apareceu a Moisés, numa chama de fogo. Das chamas ouviu uma voz que se identificou como Deus, e que anunciou tê-lo escolhido para libertar seu povo do cativeiro egípcio e conduzi-lo à Terra Prometida.

Qual era o propósito de Deus na vida de Moisés?

Moisés fugiu para o deserto sem saber que era o propósito de Deus para lhe transformar em um grande líder, o homem que iria fundar a Igreja do Antigo Testamento e conduzir quase dois milhões de pessoas no deserto.

Qual a importância do Êxodo para os hebreus?

Migração para o Egito Depois de se estabelecerem em Canaã, os hebreus mudaram-se para o Egito. ... De toda forma, acredita-se que isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. A motivação dessa migração teria sido a escassez de alimentos em Canaã, enquanto no Egito havia abundância de terras férteis.

O que significou para o povo hebreu o êxodo?

O Livro do Êxodo conta como Moisés liderou os israelitas em sua fuga do Egito, através da região desértica do Monte Sinai, onde Deus revelou-se a lhes ofereceu uma Aliança: eles deveriam seguir sua torah ("lei", "instrução") e em troca ele seria seu Deus e lhes daria a terra de Canaã.

Porque o povo de Israel passou 40 anos no deserto?

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Porque Moisés não pode entrar na Terra Prometida?

Como vemos neste texto, Deus permitiu que Moisés visse a terra prometida de longe, mas nela não entrou. O texto diz que isso aconteceu porque Moisés foi rebelde e não santificou a Deus no episódio das águas de Meribá. ... Firme-se nisso, e não fraqueje no momento em que Deus der a ordem, para que seu milagre aconteça.

Como Deus ajudou o povo no deserto?

Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã. Moisés e Arão vão falar com o faraó, mas o mesmo recusa deixar o povo livre. Após o envio das 10 pragas, Deus convence-o a mudar de opinião. Tem-se apartir daí o início da Páscoa.

O que o livro de números nos ensina?

O livro de Números fornece informações de um censo que nos ajuda a entender o tamanho da população de Israel no começo e perto do fim de suas peregrinações no deserto.

Como ler o livro do Êxodo?

O livro do Êxodo exige do leitor uma tomada de posição porque trata de um conflito de interesses: um grupo humano quer sua liberdade (hebreus), mas a estrutura social em que vive (Egito) não lhe permite outra alternativa.

Quando foi o Êxodo dos hebreus?

Na história judaica, esse retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C. Em 70 d.C., a Palestina era uma província do Império Romano; as muitas rebeliões ocorridas na região levaram o governo imperial a expulsar os hebreus da Palestina.

Como o povo hebreu se tornou escravo?

O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único. Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram para o Egito, onde seus descendentes foram escravizados.

Quais são as principais características do povo hebreu?

Os hebreus eram profundamente marcados pela religião, de modo que todo o seu universo girava sob as regras dela. Eram monoteístas (tinham apenas um Deus), o que os diferenciava destacadamente pelo fato das demais civilizações ao seu redor acreditarem em vários deuses, sendo, assim, politeístas.

Quem foi o primeiro rei do povo hebreu?

O primeiro patriarca foi Abraão, que foi o responsável pelo estabelecimento dos hebreus nas terras da Palestina. Os próximos patriarcas foram os seus descendentes diretos, Isaac e Jacó.

O que era a terra prometida para os hebreus?

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

O que significa marchar para Deus?

É um hábito humano transferir a culpa aos outros. Foi quando Moisés orou a Deus, e a ordem foi marchar! E ao tempo que determinaram a marchar, não só o mar se abriu como o exército de Faraó foi atingido e morto pelas águas do mar.

Porque Moisés teve medo?

Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. Disse o Senhor: 'De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

Quais são os planos de Deus para nossa vida?

Somente Deus conhece os planos que tem para a sua vida e para a minha vida, e todos eles são planos feitos para o bem de nossas vidas. São planos que nos abençoam, edificam, fortalecem e cada vez mais nos dão vida e vida abundantemente.


Tudo sobre turismo e aventura