A Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero, é um espaço público localizado no bairro do Recife da cidade homônima, capital de Pernambuco. O local fica próximo ao Porto do Recife e abriga o Marco Zero da cidade do Recife. É deste marco que são feitas todas as medidas oficiais de distâncias rodoviárias locais.

Recife Antigo e Marco Zero - Recife-PE | Drone 4K | Footage #06

Recife Antigo e Marco Zero - Recife-PE | Drone 4K | Footage #06

A praça tem o nome original de Praça Barão do Rio Branco, todavia ficou conhecida como Praça do Marco Zero pelo fato de que nela encontra-se o quilometro zero das estradas de Pernambuco.

Porque Recife Antigo?

O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade.

Porque o Recife Antigo não alaga?

Afinal, o bairro do Recife é uma ilha arrodeada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Capibaribe. Seja maré baixa ou alta, seja qual for a quantidade de milímetros de chuva, o bairro não alaga. A explicação mais lógica seria pelo eficiente sistema de grandes galerias fluviais e drenagem, das construções holandesas.

Como surgiu o bairro que forma o Recife Antigo?

Originado a partir de um porto, hoje chamado de Porto do Recife, o Bairro do Recife surgiu no século XVI. No início, o bairro era chamado de Arrecife dos Navios, e não tinha nenhum planejamento para construções de casas, as ruas eram construídas de forma aleatória.

O que significa a expressão Marco Zero?

Marco zero é o nome que se dá ao local de fundação de uma cidade: Largo do Carmo (Campinas), marco zero da cidade de Campinas, São Paulo. Praça Sete de Setembro (Belo Horizonte), marco zero da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Quem criou o Marco Zero?

Essa nova concepção da praça foi projetada pelo artista plástico Cícero Dias e recebeu o nome de “Eu vi o mundo, ele começava no Recife”.

Qual é o Marco Zero de SP o que isso significa?

O atual Marco Zero de São Paulo, localizado em frente à Catedral da Sé, completa 85 anos nesta quarta-feira (18). O monumento é a referência na marcação do início da numeração das ruas da cidade e das rodovias estaduais.

Onde é o Marco Zero do mundo?

Atualmente o Marco Zero da Linha do Equador conta com um Monumento que foi construído para registrar a evidência geográfica da Linha do Equador, exibindo um obelisco que é representado por um relógio solar. O Monumento encontra-se no Parque do Meio Mundo e está localizado a 5 km do centro da cidade de Macapá.

Onde é o Marco Zero da terra?

A cidade de Macapá fica sobre a linha do equador, que divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. Este monumento, chamado Marco Zero do Equador, foi construído nessa cidade exatamente sobre a linha imaginária que divide o nosso planeta.

Quantos Marco Zero tem no Brasil?

As áreas demarcadas são as seguintes: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santos e Paraná. Cada uma das regiões apresenta uma gravura criada por Jean Gabriel Villin como símbolo.

Onde está localizado o Marco Zero no Brasil *?

Marco Zero é um monumento situado em Macapá, capital do Amapá, no Brasil. Foi construído para marcar a passagem exata da linha do Equador sobre a cidade e é um importante ponto turístico local. Foi inaugurado em 1987.

Como surgiram os bairros do Recife?

O bairro do Recife surgiu na primeira metade do século XVI. ... Em 1654, por exemplo, quando os holandeses deixaram Pernambuco, o hoje bairro do Recife já contava com trezentos prédios - entre os quais a Casa da Câmara, a Igreja do Corpo Santo, a Cadeia e vários Armazéns.

Como se deu a formação de Recife?

A origem do Recife remonta à terceira década do Século XVI, quando era uma estreita faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes que formava um ancoradouro. Devido as suas características físicas favoráveis, o local passou a abrigar um porto.

Como era o Recife de antigamente?

Costumava andar de bonde até o centro da cidade, onde se concentravam as atividades comerciais e também de entretenimento, como bares e cinemas. Segundo Mota Menezes, o Bairro do Recife, hoje chamado Recife Antigo, ainda tinha cheiro de novo em 1950, devido a construções feitas principalmente na década de 1920.


Tudo sobre turismo e aventura