Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.

O que é revisão sistemática da literatura?

A revisão sistemática da literatura é um estudo que tem como objetivo reunir materiais semelhantes de vários autores e realizar uma análise estatística. ... Depois, é feita uma busca na literatura para encontrar estudos semelhantes e, então, aplicam-se critérios metodológicos para elaborar uma análise.

O que não caracteriza uma revisão sistemática da literatura?

Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.

Qual o objetivo de uma revisão sistemática?

Quando a revisão sistemática não inclui meta-análise, isto é, os estudos primários são integrados de forma sintetizada, mas sua integração não é combinada estatisticamente, a revisão comumente é chamada de revisão sistemática qualitativa. ...

O que é Revisão Sistemática da Literatura?

A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.

O que é Revisão Sistemática da Literatura?

É característica de um estudo de revisão sistemática?

Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação e seleção dos estudos, extração dos dados e análise dos resultados.

Que tipo de pesquisa é uma revisão sistemática?

A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.

O que é revisão não sistematica?

Artigos de revisão não sistemática de literatura, também chamados de revisões narrativas ou integrativas, são artigos nos quais um determinado assunto é abordado, preferencialmente por autores com destacados conhecimento e produção relacionados, visando a apresentar uma revisão crítica do material já publicado.

O que é uma análise sistemática?

Quando se fala em análise sistemática das fontes, quer-se dizer que as abordamos de: Modo sistemático: abordar o material com ordem e método, retirando das fontes as diversas contribuições. Um exame sistemático significa estudar cada uma das partes em que se divide o tema, cada uma por sua vez, ordenadamente.

Como fazer uma revisão sistemática da literatura?

Os métodos para elaboração de revisões sistemáticas preveem: (1) elaboração da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados; (5) avaliação da qualidade metodológica; (6) síntese dos dados (metanálise); (7) avaliação da qualidade das evidências; e (8) redação e ...

Quais os tipos de revisão de literatura?

As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos.

Qual a importância de realizar uma revisão de literatura?

A revisão da literatura é indispensável não somente para definir bem o problema, mas também para obter uma ideia precisa sobre o estado actual dos conhecimentos sobre um dado tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento.

Qual a diferença entre um artigo de revisão narrativa é um artigo de revisão sistemática?

A revisão sistemática, ao contrario das Revisões Narrativas "é uma revisão planejada para responder uma pergunta específica e que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão"(2).

Como fazer revisão sistemática da literatura PDF?

Assim, sugere-se que as revisões sistemáticas sejam elaboradas por, pelo menos, 3 pesquisadores. O processo de seleção pode ter várias fases. Em um primeiro momento, a seleção pode considerar apenas a leitura dos títulos dos documentos encontrados.

O que é uma metanálise?

Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos.

O que é metodologia sistemática?

A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Quando fazer uma revisão sistematica?

A revisão sistemática é feita durante a vida acadêmica em artigos científicos, dissertações, TCC's e trabalhos acadêmicos para desenvolver a escrita, aprender a revisar, destacar-se, interpretar dados e expandir os conhecimentos em referenciais teóricos.

O que é revisão sistemática qualitativa?

A revisão sistemática qualitativa, é uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas à questão norte do estudo (frequente em randomizações), envolvendo também a interpretação dos dados organizados.

O que é revisão sistemática integrativa?

A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.

O que é revisão empírica?

Geralmente acontece quando o problema em estudo é gerado por uma teoria, ou quando não é gerado ou explicado por uma teoria particular, mas por várias; 6 revisão empírica: você procura explicar como o problema vem sendo pesquisado do ponto de vista metodológico procurando responder: Quais os procedimentos normalmente ...

Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?

Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico. Isso acontece mesmo ambas as pesquisas terem o mesmo método e rigor.

Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?

Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.

Qual a diferença entre estudos clínicos randomizados e revisões sistemáticas?

As revisões sistemáticas de intervenção têm preferência por ensaios clínicos randomizados pelo menor potencial de viés que esses apresentam. Entretanto, outros tipos de estudo podem ser usados e conferem maior poder estatístico aos resultados.

O que é revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados?

87 88 89 92 Page 11 Page 12 DIRETRIZES METODOLÓGICAS: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados 11 A revisão sistemática (RS) é um método de síntese de evidências que avalia criticamente e interpreta todas as pesquisas relevantes disponíveis para uma questão particular, área do ...

Qual é a etapa 4 para a elaboração de uma revisão sistemática?

Passo 4: Analisando a qualidade metodológica dos estudos Nesta fase é importante que os pesquisadores considerem todas as possíveis fontes de erro (bias), que podem comprometer a relevância do estudo em análise.


Tudo sobre turismo e aventura