A prática reflexiva implica compreender que a formação consiste num processo contínuo, portanto o professor está em contínua formação, e pode fazer deste processo também fonte de reflexão e aprendizado na medida em que a problematiza.

O que é prática docente reflexiva?

Ser um profissional reflexivo traduz-se na capacidade de ver a prática como espaço/momento de reflexão crítica, problematizando a realidade pedagógica, bem como analisando, refletindo e reelaborando, criativamente, os caminhos de sua ação de modo a resolver os conflitos, construindo e reconstruindo seu papel no ...

Como fazer uma prática reflexiva?

Pensar a docência reflexiva remete à preocupação na preparação e na formação de um profissional dialogante com a realidade, com o conhecimento, com as suas competências, com a pesquisa, com sua ação docente e suas relações no processo do ensinar e do aprender na universidade.

O que é uma prática pedagógica reflexiva?

Como fazer? De uma forma simplificada, a prática reflexiva consiste em um ciclo infinito de ir pra prática, refletir sobre a experiência, extrair aprendizados e então voltar pra ela novamente tentando adaptá-la a partir do que foi aprendido.

Cap 1.8 - Ensinar Exige Reflexão Crítica Sobre a Prática - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Uma prática pedagógica reflexiva envolve a adoção por parte dos professores de uma forma de compreensão de suas atitudes com relação ao ensino.

Cap 1.8 - Ensinar Exige Reflexão Crítica Sobre a Prática - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Quais as atitudes de um professor reflexivo?

Segundo Schon (1992), um professor reflexivo é aquele que demonstra através de sua ação em sala, ser um profissional que possibilita e ajuda o aluno a encontrar seu processo de conhecimento, pois conhece seus alunos e sabe quais as dificuldades de cada um e a maneira que estes necessitam ser trabalhados.

Como se dá o processo de reflexão na sua ação pedagógica?

Ainda em Freire (2001), a reflexão é o movimento realizado entre o fazer e o pensar, entre o pensar e o fazer, ou seja, no pensar para o fazer e no pensar sobre o fazer. Nesta direção, a reflexão surge da curiosidade sobre a prática docente. Essa curiosidade inicialmente é ingênua.

O que é ser um aluno reflexivo?

A prática reflexiva tem como destaque a formação de professores que tenham condições de reformulação de conceitos, a possibilidade de que os alunos também possam ter uma participação crítica no que estão aprendendo, renovando as condições de aprendizado e trazendo mudanças que também tornem o aluno um individuo que ...

Quais são as contribuições da prática reflexiva para a formação de professores?

Assim, a prática pedagógica reflexiva desempenha contextualizadamente um complexo processo dialético, vislumbrando estratégias diferentes para o sucesso pedagógico, rompendo o paradigma pautado na reprodução do conhecimento e atingindo assim a busca da produção do conhecimento.

O que é aprendizagem reflexiva?

Constitui uma reflexão orientada para a ação futura, que ajuda a compreender novos problemas e a descobrir novas soluções (SCHON, 1983). Outro importante representante do processo de aprendizagem reflexiva é Mezirow, autor que assumiu grande protagonismo na década de 90 na literatura norte americana.

Quais são os três princípios fundamentais para que um professor seja reflexivo?

Quais são os três princípios fundamentais para que um professor seja reflexivo na sua gestão em sala de aula? Assinale a alternativa correta. a ) Direcionamento da ação, estudo da ação e individualização da ação. b ) Especificidades da ação, discussão na ação e transformação na ação.

O que é ser reflexivo?

Significado de Reflexivo adjetivo Que se comporta com reflexão; que reflete ou pondera; ponderado. Que expressa ponderação, serenidade; sereno: era calmo e reflexivo. Que está imerso em si mesmo: não prestava atenção em nada, estava reflexivo.

O que quer dizer ação reflexão ação?

A reflexão-sobre-a-ação, para Schön, está em relação direta com a ação presente, ou seja, com a reflexão-na-ação, e consiste numa reconstrução mental retrospectiva da ação para tentar analisá-la, constituindo um ato natural com uma nova percepção da ação.

O que é reflexão ou competência reflexiva?

A capacidade de adaptar suas ações em situações que propiciem a aprendizagem demonstra as competências do professor, já um professor reflexivo não se limita apenas ao que aprendeu durante sua graduação.

Como elaborar um registro?

– Os registros não têm obrigatoriedade de serem feitos diariamente; – Devem ser feitos pelos próprios professores, em forma de narração; – O conteúdo da narração é de forma livre e espontânea. Assim, o registro deve ser uma reflexão da própria prática de ensino, tendo como principal foco a abordagem biográfica.

O que é registro reflexivo na educação infantil?

Os registros reflexivos são ferramentas de práticas pedagógicas que possibilitam realizar exercícios de reflexão de determinadas ações planejadas, incentivando a escuta e a atenção em atividades realizadas por crianças e adultos no ambiente escolar.

Como fazer um registro de aula?

Registro de aula é o novo módulo disponível na plataforma Secretaria Escolar Digital. Nele, os professores podem inserir os conteúdos e habilidades trabalhados em cada aula. Nesta funcionalidade, é possível controlar os registros dos conteúdos e habilidades de cada aula.

Qual a importância de ser um aluno reflexivo?

O aluno que aprende a questionar e refletir sobre o que vive, sobre o que vê, passa a se enxergar como também potencial impulsionador da realidade social. Alguém que não apenas apreende o que lhe é ensinado, mas o relaciona em seu contexto e tem a isso uma reação, uma resposta.

Como os professores aprendem e se desenvolvem?

Na forma de lista, o novo modelo sustenta que as características do desenvolvimento do professor competente, e, portanto, da aprendizagem docente, são: visão, motivação, compreensão, prática, reflexão e comunidade.

É possível refletir na própria ação docente?

Fica claro que o educador tem a capacidade necessária de refletir sobre suas ações e pesquisar soluções adequadas para resolver as dificuldades encontradas em seu cotidiano de ensino e em sua vida profissional na sociedade contemporânea, estando aberto a inovações e várias estratégias para melhoria de sua prática ...

Quando a reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação deve ser realizada pelo professor?

A reflexão na ação se dá quando o professor reflete, colocando para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação. No entanto, quando se faz esta reflexão após a ação, é a chamada reflexão sobre a ação; esta tem caráter retrospectivo.

O que é ação reflexão ação Paulo Freire?

Ação-reflexão – o conhecer a realidade do educando Para Freire (2001), o comprometer-se, próprio da existência humana, se constituirá pelo engajamento com a realidade e, ao experienciar esse contexto, os seres humanos, decididos e conscientes, não serão neutros.


Tudo sobre turismo e aventura