Diz o Dr Mendes que “o crioulo foi desenvolvido pelo contacto entre os portugueses e povos do Golfo da Guiné (…) ainda antes da chegada 'oficial' de Portugal ao território da actual Guiné-Bissau, sendo depois levado para as ilhas de Cabo Verde pelos escravos guineenses”…

O que significa a palavra crioula?

Uma língua crioula é uma língua natural que se distingue das restantes devido a três características: o seu processo de formação, a sua relação com uma língua de prestígio e algumas particularidades gramaticais.

Por que sou ateu? | Leandro Karnal

O crioulo haitiano (kreyòl ayisyen) é a língua falada por quase toda a população do Haiti – mais de 11 milhões de habitantes. A outra língua oficial do país é o francês, idioma no qual o crioulo haitiano foi majoritariamente baseado.

Por que sou ateu? | Leandro Karnal

Qual a origem do sarará?

Veio da lingua Tupi "sara-ra" que significava "que tem pelos ruivos". No Brasil, a palavra sarará passou a identificar mulatos ou mestiços com cabelos crespos e aloirados ou arruivados.

Por que mulato?

Os espanhóis passaram a usar o termo “mulato” para designar um mulo jovem e, por essa analogia com o caráter mestiço do animal, passaram a chamar filhos e filhas de brancos (muitas vezes, senhores de escravos que estupravam as mulheres escravizadas) com negras, ou vice-versa.

Quais são os conceitos de Pidgin e crioulo?

A pidginização constitui o processo prévio à formação de uma língua crioula, ou seja, um pidgin transforma-se num crioulo quando os filhos de uma comunidade têm o pidgin como língua materna. A tendência do pidgin é, pois, a crioulização. As palavras que marcaram a infância da apresentadora.

Qual é a diferença entre Pidgin e crioulo?

Em suma, a tradicional diferença entre pidgins e crioulos seria o fato de pidgins não terem falantes nativos, pois ao se expandirem e passarem a ter falantes nativos tornam-se crioulos (cf. BICKERTON 1984).


Tudo sobre turismo e aventura