f) Orações subordinadas adverbiais conformativas: expressam a ideia de conformidade. Elas são introduzidas pelas conjunções conforme, como, segundo, consoante. Exemplo: Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.

O que é uma oração Conformativa?

As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).

Como é causa ou conformidade?

São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.

#GPOP45 - Oração Subordinada Adverbial Conformativa | Darier Cabral

Como é causa?

Significado de Causa substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. O que pode acontecer; fato ou acontecimento. [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita.

O que é causa exemplos?

Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva (causa) levou a rua a ficar molhada (consequência).

Como exemplos?

Exemplo: Como terminaremos o trabalho? Exemplo: Como você cresceu! Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Como usar a conjunção Como?

São conjunções causais: porque, como, que. Exemplo: “Como fiquei doente, não pude ir à aula.” – Concessivas: Introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, mas sem impedir sua realização. São conjunções concessivas: ainda que, embora, mesmo que, por mais que, apesar de que.

Qual o sentido da conjunção como?

A conjunção, em se tratando desse caso, representa o sentido de conformidade, classificando-se como conformativa. Você é educada como sua irmã. Aqui, ela já possui o sentido de comparação, classificando-se como comparativa. Como choveu bastante, não pudemos ir ao cinema.

O que é uma relação de conformidade?

Significado de Conformidade Que possui uma relação de correspondência, identidade, de compatibilidade na forma, maneira, tipo, natureza: conformidade de opiniões. Condição de subordinação ou aceitação completa; resignação: vivia em conformidade com os preceitos da igreja. ... Do latim conformitas. atis.

Como indica condição?

c) Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo: Se precisar de minha ajuda, telefone-me.

O que é Conformativa?

Significado de Conformativa substantivo feminino [Gramática] Conjunção subordinativa que introduz oração exprimindo um fato em conformidade com outro expresso na principal: Todos procederam como estava combinado.

O que é uma oração subordinada adjetiva restritiva exemplos?

Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. ... Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados. Não pare agora...

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Como identificar as orações subordinadas?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

Como ou como que?

Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.

Como por exemplo vírgulas?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Como por exemplo é certo?

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. ... Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.

O que é causa e efeito exemplos?

O dicionário nos diz que causa é o que faz com que algo exista ou aconteça; uma origem, um motivo ou uma razão. Por exemplo, girar a chave do carro é a razão para que o motor ligue. Assim, causalidade é a relação entre causa (origem ou motivo) e seu efeito (consequência).

O que é em causa?

Que está em análise ou em discussão (ex.: sobre o assunto em causa, não temos nada a acrescentar). Em risco; em perigo (ex.: o financiamento da investigação ficou em causa).

Quando é uma causa?

A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento".


Tudo sobre turismo e aventura