Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

O que é uma situação didática?

Podemos conceituar situações didáticas como um conjunto de ações e atividades que desenvolvem no aluno algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano. As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais.

O que é didática para Candau?

O conceito de didática segundo Candau [1] refere-se à aplicação de métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem. Os elementos de ação didática são o professor, aluno, conteúdo, contexto de aprendizagem e estratégicas metodológicas.

O que é didática Segundo autores?

Significado de Didático adjetivo Relativo à didática, ao ensino, à arte de ensinar, de transmitir conhecimentos através do ensino: livro didático. Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos. Etimologia (origem da palavra didático). Do grego didaktikós.

Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento, Cultura e Diversidade I Resumo Cadernos 3 e 4

Criada por Comenius (Jan Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como foco o ensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado: “arte de ensinar”.

Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento, Cultura e Diversidade I Resumo Cadernos 3 e 4

O quê Libâneo diz sobre a didática?

LIBÂNEO, 1998 Didática é uma disciplina pedagógica. Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático. Preocupa- se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.

O que é didática de acordo com libaneo?

Para Libâneo (1994), a didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos.

Como explicar a didática?

O que é a Didática: Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

O que é um texto didático?

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário.

O que é um trabalho didático?

Chamamos didático, portanto, um trabalho direcionado à melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. Um livro didático tem que expor da forma mais clara possível o conteúdo programático de uma matéria curricular de certa série e grau da escola pública e privada.

Quais são os elementos didáticos?

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

O que são métodos didáticos?

O que é um método de ensino? O método de ensino pode ser definido como o caminho pelo qual se atinge os objetivos de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, o método é um conjunto de ações de ensino que visam assegurar a aprendizagem. Os métodos de ensino também são uma forma de tornar a aula mais dinâmica.

Quais os três elementos centrais da didática?

PLANOS DE AÇÃO DIDÁTICA O processo de planejamento de constitui-se, portanto, de três fases: a de preparação ou elaboração, a de desenvolvimento ou execução e a de aperfeiçoamento ou avaliação.

O que é a situação didática no planejamento?

A situação didática é formada por atividades que podem ser definidas como sendo os “meios” usados pelo professor a fim de que o aluno vivencie as experiências necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades fazendo com que a aprendizagem seja significativa.

Como são classificadas as situações didáticas?

Elas são divididas, segundo Brosseau, em quatros tipos: Ação, Formulação, Validação e Institucionalização.

Qual é a finalidade de um texto didático científico?

Os textos científicos são específicos e têm como objetivo aprofundar algum tema. Por esse motivo, é um texto que requer muita atenção na hora da leitura, porque apresenta uma linguagem mais complexa relativa a alguns conceitos e teorias.

Quais os principais objetivos que devem ser observados em um texto didático?

O texto didático deve fazer o aluno refletir sobre as questões relativas ao conteúdo da disciplina. É justamente nesse processo de problematização, criação de situações-problemas, questionamentos e indagações que a aprendizagem pode se concretizar de forma significativa.

O que não pode faltar em um bom texto didático?

A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

O que é didática e qual sua importância?

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Porque a didática Ensina-nos como se ensina?

Ensinar não deve ser meramente uma profissão e sim uma vocação, do qual o professor se orgulhe do que faz. A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional.

Quais são os fundamentos da didática?

Fundamentos da Didática 2018 A Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que tem como objeto central de estudos, e de práticas, as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.

O que é didática para luckesi?

Como caracteriza Luckesi (2009, p. 26) que “o papel da didática – destina-se a atingir um fim – a formação do educador”. Afinal todo educador é primeiramente um humano capaz de fazer a sua prática histórica transformar um contexto educacional.

Quais são os três elementos?

Prótons, nêutrons e elétrons são os elementos básicos do átomo.


Tudo sobre turismo e aventura