Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. Em algumas ocasiões, a palavra sinopse é usada como sinônimo de resumo.

O que é resumir o texto?

Resumir um texto significa reluzi-lo em poucas palavras mantendo o seu objetivo, ou seja, o seu tema central. Para que o objetivo seja mantido é importante identificar o tema do texto, os dados importantes e as palavras desconhecidas para conhecer o significado das mesmas.

Como resumir um texto automaticamente?

O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.

Como resumir um texto rápido?

Turbine Text é um site para resumir textos rapidamente de forma grátis. A ferramenta permite que o usuário determine a porcentagem de redução que deseja ter no texto final, e ainda possibilita traduzir os parágrafos ou introduzir sinônimos.

Você sabe resumir um texto? [Prof. Noslen]

Como fazer o Word resumir um texto automaticamente?

Você sabia que o Word 2007 possui um recurso chamado Auto Resumo que lhe ajuda de forma prática e eficaz a criar resumo dos seus textos? Por padrão, este recurso não vem habilitado no software. Então, é necessário redefinir a barra de ferramentas do programa para adicionar esta funcionalidade.

Como escolher as palavras chaves de um resumo?

Palavras-chave nas normas da ABNT Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;). Essas palavras devem apresentar de maneira direta os principais tópicos de seu trabalho.

O que é um resumo para que serve?

O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.

Como reduzir textos no Word?

Pressione Ctrl+A para selecionar todo o texto do documento. Clique em Home > Fonte de Redução uma ou mais vezes. Quando você clica em Fonte de Redução,o Word diminui o tamanho de cada fonte em seu documento.

Como colocar as palavras chaves no resumo ABNT?

A NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003) recomenda que as palavras-chave que representam o conteúdo da escrita (científica), sejam escritas após a expressão “Palavras-chave:” (sem as aspas) e que estas sejam separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após ...

Qual a estrutura de um resumo acadêmico?

Estrutura geral dos resumos acadêmicos Apresente e ressalte, no seu resumo, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento analisado. ... O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único.

Quais as características do resumo acadêmico?

O resumo acadêmico tem vários objetivos, dentre eles o de estimular a leitura minuciosa, possibilitando que o aluno consiga uma assimilação completa de seu conteúdo. Pode-se resumir uma obra completa, um texto e/ou capítulo. ... É importante lembrar que esse tipo de resumo diferencia-se do resumo técnico-científico.

Como se faz um resumo de um artigo?

O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivo, metodologia e resultados/conclusão. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular e não deve conter nomes de autores e obras. Logo abaixo do resumo, devem-se pontuar as palavras-chave que representam o conteúdo do estudo (de 3 a cinco).

Quais palavras usar para começar uma redação?

Palavras e frases para começar uma redação de qualquer tema “Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”


Tudo sobre turismo e aventura