A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais palavras são polissêmicas?

O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

Para que serve a polissemia?

A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido.

O QUE É POLISSEMIA?

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

O QUE É POLISSEMIA?

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

Qual palavra possui mais significado?

Ouça este artigo: A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados".

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O que são ambiguidade é polissemia?

Diferenças entre polissemia e ambiguidade A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

O que é polissemia e paráfrase?

A paráfrase é a matriz do sentido, pois não há sentido sem repetição, sem sustentação no saber discursivo, e a polissemia é a fonte da linguagem uma vez que ela é a própria condição de existência dos discursos, pois se os sentidos – e os sujeitos – não fossem múltiplos não haveria necessidade de dizer.

O que é Cacofato na língua portuguesa?

Também chamada de cacófato ou cacófaton, a cacofonia é de origem grega “kakophónía”, que quer dizer “algo que soa mal”, “som ruim”.

Quando ocorre a polissemia?

Defini-se polissemia quando uma mesma palavra tem seu sentido alterado ao ser usada em situações diferentes ou com intencionalidades diferentes. Dizemos, assim, que essa palavra é polissêmica. A princípio, a palavra “polissemia” vem do grego: poli = muitos; sema = sentido, significado.

O que são palavras Monossemicas?

Significado de Monossêmico adjetivo [Linguística] Relativo a monossemia, que apresenta somente um único significado, por oposição ao que é polissêmico (com múltiplos significados): vocábulo monossêmico, análise monossêmica. Etimologia (origem da palavra monossêmico). Monossemia + ico.

O que fazer se uma palavra tem vários significados inglês?

Em inglês, um exemplos clássico de polissemia é o verbo GET. ... Pois, trata-se de um verbo polissêmico – ou seja, verbo com muitos significados. Para aprender mais sobre GET, leia a dica “O que significa GET”. Há em inglês inúmeros verbos polissêmicos que você deve prestar muita atenção.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento) Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

Como identificar ambiguidade em uma frase?

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.

O que é uma coisa ambígua?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

O que é ambiguidade resposta?

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

Como chama a palavra que tem dois significados?

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.

Como se chama as palavras que tem vários significados?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Qual é a palavra significada?

Que foi considerada de determinado modo, teve um nível de importância atribuída. 1. A palavra foi significada de acordo com o consenso da comunidade linguística daquela região.


Tudo sobre turismo e aventura