A periodontite apical é uma doença inflamatória causada por micro-organismos que colonizam o sistema de canais radiculares 7,26.

O que é uma periodontite apical?

A periodontite apical se refere à inflamação do periodonto - o tecido que envolve os dentes. Apical significa "relativo ao ápice" de modo que a inflamação geralmente ocorre em torno da ponta - ou ápice - da raiz do dente. Existem dois tipos de periodontite apical: Assintomática.

Como é feito o tratamento de periodontia?

O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.

Qual o tratamento adequado para periodontite?

O tratamento da peridontite Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.

Video 6 - Periodontite Apical

O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.

Video 6 - Periodontite Apical

Qual melhor antibiótico para periodontite?

Em pacientes com alergia à penicilina, a clindamicina é atualmente a droga de escolha para o tratamento da periodontite.

Qual a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?

O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite. Além de aliviar os sintomas dessas doenças, esse creme dental previne a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries.

Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.

O que a periodontite pode causar?

As consequências da periodontite são relacionadas com a perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios. Outras consequências incluem o impacto na saúde geral bem como mau hálito ou problemas com a aparência.

Quando a periodontite é grave?

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

O que causa a periodontite apical?

O que causa a periodontite apical? Normalmente, a periodontite apical ocorre em conjunto com outro problema dentário. A inflamação pode ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta uma cárie não tratada. Em alguns casos, a periodontite apical pode se desenvolver se a polpa do dente infeccionar ou morrer.

Como tratar periodontite avançada?

Como é feito o tratamento para a periodontite. A maior parte dos casos de periodontite tem cura, mas seu tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser feito através de cirurgia ou de técnicas menos invasivas, como curetagem, aplanamento da raiz ou uso de antibióticos, por exemplo.

O que é periodontite avançada?

A periodontite avançada é um termo popular dado à doença periodontal comum que já encontra-se em estado avançado. É quando as perdas ósseas já expõem boa parte das raízes de alguns dentes e também podem aparecer outros sinais como a mobilidade dos dentes e a perda de alguns dentes.

O que é lesão periapical no dente?

A lesão inflamatória periapical é a resposta local do osso ao redor do ápice do dente que se desenvolve após a necrose do tecido pulpar ou doença periodontal extensa. Quando o canal radicular não cura, recomenda-se repeti-lo. Se isso não controlar a evolução da lesão, então, é indicada a cirurgia periapical.

O que é o abscesso apical crônico?

O abscesso periapical crônico é uma doença de origem microbiana, onde usualmente é seguida pelo aparecimento de uma fístula na área mucovestibular do paciente, com um quadro de sinais e sintomas muito característicos que facilitam o seu diagnóstico diferencial.

O que causa pulpite?

A pulpite pode acontecer devido a presença de cáries dentária, pancadas na boca ou ser consequência do bruxismo, por exemplo, sendo importante que o diagnóstico seja feito pelo dentista para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado de acordo com a causa e, assim, evitar a formação de abscesso dentário.

O que acontece se não tratar a periodontite?

A periodontite, ou doença periodontal, é uma infecção bacteriana que acomete o periodonto — tecido de suporte dos dentes. Essa é uma doença que ataca principalmente os adultos. Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

Qual Bactéria causa periodontite?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Como recuperar um dente com periodontite?

A cirurgia plástica gengival, limitada como tratamento para reposicionar as gengivas à sua posição original mesmo quando a periodontite ainda está nos estágios iniciais, pode ser substituída por procedimentos odontológicos mais simples que, se recuperam completamente os danos estéticos provocados pela recessão gengival ...

Qual o valor de uma profilaxia?

Quanto custa uma profilaxia dental? De acordo com a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), a profilaxia possui um valor mínimo de R$ 200 (duzentos reais). O valor pode variar por região, de clínica em clínica e de dentista a dentista.

Quem tem periodontite pode usar fio dental?

Entre os maiores cuidados que o paciente deve ter após o tratamento, a prioridade está nas medidas básicas de higiene bucal. Isso significa que a pessoa precisa praticar uma boa escovação, usar o fio dental regularmente e utilizar o enxaguante.

Quanto tempo tomar amoxilina para periodontite?

A terapia inicial consistiu de instrução de higiene oral e raspagem supra e subgengival. A terapia antimicrobiana consistiu de amoxicilina (375 mg) e metronidazol (250 mg) a cada 8 horas por 7 dias.

Como acabar com doença periodontal em casa?

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.


Tudo sobre turismo e aventura