O Pagamento por Conta é um imposto exigido às empresas que exercem atividades de natureza comercial, industrial ou agrícola ou entidades não residentes com estabelecimento em Portugal, que apuraram IRC e obtiveram lucro no ano anterior.

Quando é que se paga o IRC?

O que é o pagamento por conta? Tal como um contribuinte singular faz a retenção de IRS, adiantando ao Estado o imposto que depois é alvo de acertos (fazendo as contas entre os rendimentos, as deduções e o imposto já pago), as empresas também pagam antecipadamente um imposto sobre os seus rendimentos.

O que é pagamento por conta IRS 2021?

O Pagamento Especial por Conta, usualmente abreviado pela sigla PEC, foi uma medida de tributação aplicável a empresas portuguesas, e legislada no Artigo 98 do Código do Imposto de Rendimento sobre Pessoas Colectivas da República Portuguesa.

12 - Como são calculados os pagamentos por conta e o PEC das Empresas

Fórmula de cálculo dos pagamentos por contaPagamento por Conta = (IRC pago no ano anterior - retenções na fonte feitas no ano anterior) x 95%. O valor apurado em cima, divide-se por três e é pago em três prestações.

12 - Como são calculados os pagamentos por conta e o PEC das Empresas

Quanto um empresa paga de imposto?

A alíquota varia entre 2,75% e 4,6% para indústria e comércio e de 4% a 7,83% para serviços de empresas enquadradas no Simples Nacional. Para os demais regimes tributários, a taxa é de 20%, mensurada sobre a folha de pagamento.

O que está incluso no das?

DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

O que é a categoria B do IRS?

Os rendimentos da categoria B do IRS referem-se a rendimentos empresariais e profissionais e estão definidos no artigo 3.º do Código do IRS (CIRS).

Quem tem que preencher o anexo SS do IRS?

Este Anexo é de preenchimento obrigatório para as pessoas que acumulam trabalho independente com rendimentos por conta de outrem, para quem recebe pensões de invalidez ou de velhice ou ainda quem em 2020 tenha tido rendimentos de trabalho independente de valor superior a seis Indexantes de Apoios Sociais.

O que é o regime simplificado de tributação?

O regime simplificado é a opção de tributação de rendimentos mais comum dos Empresários em Nome Individual ou profissionais liberais, sendo atribuída por defeito pela Autoridade Tributária e Aduaneira no momento em que inicia atividade. Caso não pretenda este regime terá de optar pela contabilidade organizada.

Como preencher o anexo B?

Selecione o ano a que respeitam os rendimentos. Se não se atrasou, este ano deve entregar o IRS referente aos rendimentos de 2020. Indique o número de contribuinte do Sujeito Passivo A no campo 01. Caso esteja a entregar uma declaração conjunta, identifique o Sujeito Passivo B no campo 02.

O que é o das?

O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é como você, empresário, vai recolher os impostos.

Quanto pago de imposto na venda de um produto?

Incide sobre diversos produtos, mesmo para pessoas físicas e também para as jurídicas. As alíquotas costumam ficar em 12%, 17% ou 25% sobre o valor da base de cálculo apurada. Tudo depende do produto e do estado onde as mercadorias circulam, já que cada estado estabelece as próprias regras do recolhimento.

Qual é o valor do IRC em Portugal?

A taxa normal do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (“IRC”) para os sujeitos passivos residentes em Portugal é de 21% calculada sobre os lucros obtidos em cada exercício fiscal, à qual acresce, na maioria dos concelhos, a derrama municipal à taxa máxima de 1,5%, incidente sobre o mesmo lucro tributável.

Como funciona o IRC em Portugal?

Taxas de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) A taxa normal de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) é: 21% em Portugal continental. 20% na Região Autónoma da Madeira.

Para que serve o anexo B?

O preenchimento do anexo B é para os trabalhadores independentes, abrangidos pelo regime simplificado, que tenham rendimentos empresariais e profissionais (categoria B) a declarar ou que apresentem atos isolados sujeitos a tributação.


Tudo sobre turismo e aventura