Texto científico. Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica.

O que é o gênero científico?

O gênero textual artigo científico refere-se à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada.

Como escrever gênero científico?

Podemos definir o gênero acadêmico-científico como conjunto de procedimentos não padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes críticas adequados à natureza de cada problema investigado.

GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | Aula 01

Gênero e espécie. O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | Aula 01

Como escrever espécies em nome científico?

Em nomenclatura científica, os nomes de espécies são escritos em itálico. O nome do gênero tem sempre a inicial maiúscula e é escrito primeiro; o epíteto específico segue o nome do gênero e é sempre escrito todo em minúsculas. Não há exceção a isso.

Como abreviar nome científico?

Os nomes científicos podem ser abreviados a partir da segunda vez que são mencionados no texto. Apenas pode ser abreviada a palavra que indica o gênero, nunca a palavra que indica a espécie. Para tal, deverá ser mantida a inicial maiúscula do gênero, seguida de um ponto indicativo de abreviação.

Quais são gêneros textuais acadêmico científicos?

O gênero textual artigo científico refere-se à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada. De acordo com a NBR[1] 6022 (p.

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

São gêneros textuais?

Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Um gênero textual se adéqua ao uso que se faz dele.

Qual a estrutura de um texto científico?

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Quais são as características dos gêneros textuais acadêmicos?

Esse gênero acadêmico de texto é focado no caráter crítico de certo debate ou questões de ordem científica. Esse tipo de texto deve mostrar pensamento crítico, posicionamento e reflexões acerca de um tema específico de forma discursiva. Ele deve estar apresentado de forma lógica, com ideias bem concatenadas e sensatas.

Quais são os elementos textuais de um artigo científico?

Elementos textuais do artigo científico Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Quais são os gêneros textuais mais praticados na universidade?

Como espaço complexo de constituição do conhecimento científico, materializa-se por meio de gêneros diferentes: didáticos, de divulgação, de conclusão, além dos espaços textuais que também abrange outro conjunto de gêneros: pré-textuais e pós-textuais.

O que é texto acadêmicos?

O texto acadêmico tem como finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso. Utiliza uma linguagem clara e objetiva, dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então, recomendada por um professor.

Qual o gênero do TCC?

O gênero monografia é uma ação social que organiza a cultura acadêmica em fase de conclusão de um curso universitário de Graduação e Especialização, bem como é uma ação textual esquematizada na produção escrita.

Qual a diferença de gênero e espécie?

Gênero: constituído por um conjunto de espécies; Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

Por que o nome científico deve ser escrito em latim?

O latim é uma língua que não é usada atualmente por nenhum país, portanto, não sofre nenhuma alteração. Por essa razão, ele foi escolhido para a escrita dos nomes científicos.

Quais são as regras para a nomenclatura científica?

na designação científica os nomes são sempre em latim ou latinizados; os nomes científicos escrevem-se em itálico ou se for num texto manuscrito deverão ser sublinhados. a espécie deve ser reconhecida por uma nomenclatura binomial, em que a primeira palavra designa o género e a segunda o restritivo específico da ...

Como nomear uma espécie?

O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie.

Como que é utilizado o nome científico das espécies de exemplo?

Exceção: Não se deve usar gênero abreviado quando o nome científico iniciar a frase (mesmo que sua forma por extenso já tenha sido apresentada antes no texto). Exemplo: Nesta região, Canis lupus Linnaeus, 1758, Canis aureus Linnaeus, 1758 e Canis simensis Rüppell, 1840 são as espécies mais comuns.


Tudo sobre turismo e aventura