A gestão matricial é um modelo de gestão em que as relações de subordinação estão configuradas numa estrutura de matriz, isto é, os colaboradores estão afetos a uma subordinação dupla. A estrutura matricial é uma combinação de dois tipos de estrutura diferente: a estrutura divisional e a estrutura funcional.

O que é uma estrutura organizacional matricial?

A matriz organizacional, evoluiu essencialmente como uma rede de interações entre as equipes de projeto e os elementos funcionais tradicionais. Especificamente, a Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto.

O que é uma estrutura matricial?

O que é uma estrutura matricial? A estrutura matricial é um formato organizacional flexível em relação a outras estruturas. Essa estrutura fornece elementos de uma estrutura funcional, com a existência de departamentos, bem como uma estrutura de divisão, pois tem a ideia de desagregação por projetos.

RESUMÃO - O que é a Estrutura Matricial?

Organização matricial equilibrada: conta com um gerente de projeto que tem uma maior autonomia que na organização matricial débil, mas não lhe confere autoridade plena sobre o projeto, especialmente em relação ao financiamento.

RESUMÃO - O que é a Estrutura Matricial?

Em que casos uma estrutura matricial é indicada?

O modelo de estrutura matricial é indicado para companhias que contam com atividades diferentes, como produtos e projetos. A partir da adoção desse modelo, a empresa passa a contar com um olhar gerencial para o setor e outro para o projeto.

Quando pode ser aplicada a estrutura matricial?

O modelo de estrutura matricial é adequado para empresas com diferentes atividades, como produtos e projetos. A partir da adoção desse modelo, a empresa passa a ter uma visão gerencial do setor e uma visão diferenciada do projeto.

Qual o principal objetivo da estrutura matricial?

A característica da estrutura matricial é envolver de forma mais eficaz os diferentes departamentos da empresa. Esta é uma boa opção para empresas que trabalham em projetos que exigem a participação de funcionários de departamentos diferentes.

O que é uma gestão funcional?

A gestão funcional de processos é conhecida como o modelo mais tradicional e conservador de gestão. Ele segue a hierarquia funcional da empresa, e é determinada pela especialização de trabalho. Este modelo é geralmente orientado a metas internas, e não possui foco no cliente.

O que é a gestão de processos?

Gestão de processos é um conjunto de práticas que visam o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição. Esses processos podem ser vários, desde a compra de uma matéria-prima até a entrega de um produto para o consumidor.

Como se divide a estrutura organizacional matricial?

Estrutura Matricial Na matricial a regra de Fayol cai por terra e cada colaborador tem dois chefes: o do departamento ao qual se encontra e o chefe do projeto em que está alocado. Portanto, a Estrutura Matricial envolve um pouco da estrutura funcional (chefe do departamento) e um pouco da divisional (chefe do projeto).

O que é uma estrutura linear?

A estrutura organizacional chamada de linear é a mais antiga e leva esse nome devido à verticalização do modelo. Isso significa que empresas que adotam o modelo linear são aquelas com hierarquias bem definidas e organograma semelhante a uma pirâmide. Nele, as decisões são tomadas sempre de cima para baixo.

O que é uma estrutura matricial fraca?

Uma organização matricial fraca tem como características o menor poder do gerente de projetos e maior poder do gerente funcional para tomar decisões que envolvam o projeto.

O que é gestão por função *?

Na Gestão por função as decisões ocorrem verticalmente, havendo uma centralização de poder. Os liderados recebem orientações de seus respectivos supervisores. E apenas estes últimos possuem autoridade para tomar decisões relacionadas às atividades e ao fluxo do processo.

Qual a diferença entre gestão funcional e gestão por processos?

Enquanto a visão funcional tem por objetivo conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam, a visão por processos foca na compreensão de como as atividades são realizadas e interligadas, envolvendo as diversas áreas da organização.

É objetivo da estrutura organizacional?

A estrutura organizacional é essencial para que a empresa organize seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis. Com isso claro, é mais fácil para que seus funcionários desempenhem de forma a atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Para que serve a estrutura organizacional funcional?

Uma Estrutura Organizacional Funcional permite gerenciar a empresa como uma máquina, onde cada peça tem seu devido lugar. Os departamentos, seus recursos, funções e a comunicação entre eles passam a ser coordenados para o melhor resultado geral.

Quais empresas utilizam a estrutura matricial?

Em nosso segundo exemplo, a Nasa , possui uma estrutura organizacional matricial de acordo com sua própria necessidade, onde os engenheiros, cientistas ou os especialistas técnicos se alocam em seus departamentos e respondem aos seus gerentes funcionais, quando estes estão submetidos a projetos internos, um membro da ...

Quem pode usar um organograma?

Você pode usar organogramas para: Comunicação organizacional e de supervisão, por exemplo, para ajudar funcionários a saber a quem se reportar, ou para auxiliar as pessoas a conhecerem umas às outras em uma empresa. Usar fotos de funcionários ajuda muito a associar rostos e nomes.

Em qual tipo de estrutura matricial o gerente tem maior autoridade sobre o projeto?

Na estrutura organizacional matricial forte, o gerente de projetos possui total autoridade sobre o projeto, seu cronograma, orçamento, riscos e etc., não mais compartilhando a tomada de decisão com o gestor funcional.


Tudo sobre turismo e aventura