Define-se o Calor Específico (c) como a quantidade de calor necessária para elevar em 1oC, 1g da substância. Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC.

O que é calor específico exemplo?

Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.

Para que serve o calor específico?

Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. A unidade no SI é J/. Uma unidade usual bastante utilizada para calores específicos é cal/.

O que é o calor específico sensível - Canal da Física

Onde C é a capacidade térmica do corpo, m é a massa e c é o calor específico da substância. Isso nos ajuda a entender a diferença entre as grandezas: enquanto o calor específico não depende de nenhuma variável, a capacidade térmica é dependente da massa (ou volume) de uma substância.

O que é o calor específico sensível - Canal da Física

Qual a fórmula de calcular o calor específico das substâncias?

ΔT= variação de temperatura. Essa fórmula é chamada de Equação Fundamental da Calorimetria. O c, ou calor específico, é dado em cal/gºC. Assim, quanto maior for o calor específico de determinada substância, maior a quantidade de calor necessária para fornecer ou retirar temperatura dela.

Quais são as fórmulas de calorimetria?

As principais fórmulas da calorimetria que você precisa conhecer são: calor específico: ΔQ = m·c·ΔT, onde ΔQ é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e ΔT é a variação da temperatura.

O que interfere no calor específico?

Geralmente, substâncias que possuem ligações de hidrogênio em sua estrutura possuem elevado calor específico. Impurezas: Impurezas presentes em materiais diversos podem alterar o valor do calor específico da substância.

Quanto maior a massa maior o calor específico?

Por definição, o calor específico é a razão entre a capacidade térmica e a massa da substância. ... Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie.

O que é o calor latente?

Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação.

O que é o calor sensível?

Grandeza utilizada na transferência de energiaCalor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.

O que se estuda em calorimetria?

A calorimetria estuda os fenômenos decorrentes da transferência de calor. A calorimetria é o ramo da física que se ocupa dos fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.

Como funciona a calorimetria?

É um recipiente de formato bem simples, construído para que não ocorra troca de calor entre o mesmo e o meio ambiente. ... Ao colocar dois corpos com diferentes temperaturas no interior de um calorímetro, acontecerá a troca de calor entre os mesmos até que o equilíbrio seja atingido.

Como se calcula q?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

O que é ∆ s?

∆t = variação de tempo, tempo final menos tempo inicial. Ao caçar, um guepardo - partindo do repouso - atinge uma velocidade de 72 Km/h em 2 segundos. Qual a sua aceleração nesse intervalo de tempo?

Qual a unidade de medida de capacidade térmica?

A capacidade térmica de um corpo é a razão entre a quantidade de calor que o corpo troca (ganhando ou perdendo) e a variação de temperatura que ele sofre nesta troca. Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (S.I) é o J / K, sendo que a mais usada é a cal / oC.

O que é o calor sensível é o calor latente?

Assim, quando o calor fornecido ou retirado de um corpo é capaz de gerar apenas variações de temperatura, sem mudar o estado físico da matéria, a quantidade de calor é chamada de sensível. Quando o calor fornecido ou retirado de um corpo pode mudar o estado de agregação molecular, ele é classificado como calor latente.

Quais as características do calor sensível?

Calor sensível é o calor físico de um corpo em que há variação de temperatura, mas n]ao há variação de estado físico da matéria. Em outras palavras, é a quantidade de calor que faz variações de temperatura sem que mudanças de fase ocorram. ...

Como descobrir o calor sensível?

O Calor Sensível A fórmula do cálculo do calor sensível é a seguinte: Q = m . c . Δθ. Onde, “Q” = quantidade de calor sensível (cal ou J), “m” = a massa do corpo (g ou Kg), “c” = calor específico de uma substância (cal/g°C ou J/Kg.

Quais são as características do calor latente?

O calor latente é a quantidade de energia absorvida por um sistema termodinâmico durante as mudanças de fase. ... Calor latente é a quantidade de energia térmica que é absorvida ou cedida por um corpo ou sistema termodinâmico, durante uma mudança de seu estado físico, em temperatura constante.

O que é o calor latente de vaporização de exemplo nos seres vivos?

O calor latente de vaporização da água é 539,6 cal/g, e também é uma valor muito elevado, e isso é uma mecanismo muito importante para o seres vivos evitarem que suas células superaqueçam. ... A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio.


Tudo sobre turismo e aventura