A poda é uma prática de manejo fundamental para garantir uma boa safra de uva. Entre os seus benefícios, pode-se citar que ela limita o número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo.

Poda curta da videira doméstica

— Os meses ideais para a poda da parreira, poda seca ou poda de inverno são julho e agosto, principalmente agosto em ano como este, onde tivemos oscilações bastante bruscas de temperaturas (como a última semana que passou com calor de verão), que expõe a planta a um risco maior de brotação antecipada.

Quais são os tipos de poda?

Um dos objetivos da poda é alterar a arquitetura da planta a fim de torná-la de menor porte, com mais arejamento no interior da copa. O cultivo de plantas de menor porte, além de facilitar os tratos culturais, permite aumentar a densidade de plantio e, consequentemente, obter maior produtividade.

O que é poda curta da videira?

A poda é considerada curta quando o esporão tem até três gemas francas (geralmente duas), longa quando as varas tem mais de quatro gemas (geralmente de seis a dez) e mista quando permanecem esporões e varas na mesma planta. Em função do número de gemas deixadas na videira a poda pode ser rica, média ou pobre.

Poda curta da videira doméstica

O que é preciso saber antes de podar?

Antes de podar uma planta é preciso analisar todos os fatores externos que cercam à arvore, como a iluminação disponível, a presença de nutrientes no solo e até mesmo o tipo de adubação. Com a poda é possível corrigir esses fatores e fazer com que a planta receba mais nutrientes, apenas reorientando seu crescimento.

Quais os tipos de podas existentes em frutíferas?

Com relação à intensidade, a poda pode ser curta, média ou longa. A poda curta ou drástica consiste na quase total supressão do ramo. Pode-se praticar ainda a poda ultracurta, a qual deixa sobre o ramo de uma a duas gemas. A longa, também chamada leve, deixa o ramo com o máximo de comprimento (0,40 a 0,60 m).

Qual é a poda ideal?

Deve-se podar de modo que fiquem de 5 a 7 gemas (esporões de 1 gema) por braço e que a estrutura da planta seja somente o braço principal. seja, são deixados 1 esporão e 1 vara arqueada por planta (guyot simples) ou 2 esporões e 2 varas arqueadas por planta (guyot duplo). Pode ser realizadas em todas as variedades.

Qual a função dos galhos em uma árvore?

Os ramos são as partes do sistema caulinar das árvores e arbustos em que crescem as folhas (as quais nalguns casos são substituídas por cladódios ou filocládios. ... Tal como uma viga em consola, os ramos sofrem flexão, concentrando o esforço máximo na base da estrutura.

Quais são os objetivos da poda na condução de um pomar?

OBJETIVOS DA PODA Plantas sadias (eliminação de ramos doentes) Manejo cultural de pragas e doenças (arejamento e insolação no interior da copa) Tamanho adequado das plantas, facilidade nos tratamentos fitossanitários, colheita, desbaste, ensacamento etc. Regularização da produção, determinando a época da colheita.

O que é poda de produção?

A poda de produção tem como objetivo principal preparar a planta para a frutificação, mantendo-se uma quantidade de gemas que permita a obtenção de produtividades satisfatórias e regulares. ... A seleção dos ramos no momento da poda dependerá de sua posição e de sua qualidade.

Qual a função da poda da gema apical?

O corte de uma gema apical estimula brotações laterais. Da mesma maneira, o corte do ramo nas imediações de uma gema lateral é um estímulo para a brotação.

Como podar árvores frutíferas para não crescer?

Essa poda tem como objetivo revigorar a árvore antes de cada safra. Recém plantada a árvore, devemos eliminar os brotos que surgem logo abaixo da copa e do ponto de enxertia. Esses brotos são ladrões e se alimentam da seiva da planta enfraquecendo-a. As maioria das árvores frutíferas devem ser podadas no inverno.

O que é a poda verde?

A poda verde consiste na desbrota e retirada de ramos ladrões, quando estes ainda estão verdes ou herbáceos, reduzindo a competição destes com os frutos e aumentando a penetração de luz no dossel da planta.

Qual a recomendação da Embrapa para a poda?

Ele orienta que a poda é uma prática de manejo importante e que a escolha, a posição e o número de gemas férteis a serem mantidas permitem atingir uma frutificação e produção de qualidade, sem comprometer a vida útil da videira.

Quais as consequências da poda?

A poda drástica, mesmo que não cause a morte do vegetal, reduz sua vida útil, degrada seu estado fitossanitário e colide com um direito difuso, ao intervir em um bem coletivo (a arborização urbana).

Qual o melhor adubo para pé de uva?

Deve-se dar preferência ao calcário dolomítico (com magnésio), sendo que o mesmo deve ser aplicado em toda a área, pelo menos, 3 meses antes do plantio.

Como fazer as uvas mais doces?

Escolha um lugar virado para o norte para plantar as uvas. O calor desse tipo de exposição garante que as uvas cresçam tão doces quanto possível. Um solo bem drenado e rico em nutrientes também é importante para esse cultivo.

Quantas vezes molhar pé de uva?

As irrigações deverão ser realizadas periodicamente de acordo com as condições do solo. No primeiro ano recomenda-se regar duas vezes por semana, atentando para não causar déficit ou excesso de água.

Em que período se realiza a poda?

A poda para remover partes danificadas, mortas ou doentes pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria das árvores e arbustos, especialmente aqueles que florescem no novo crescimento da estação atual, devem ser podados no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.


Tudo sobre turismo e aventura