Proponha brincadeiras utilizando as formas e as cores. Por exemplo, brinque de bolinhas de sabão e enfatize o formato, em seguida, peça às crianças para desenharem círculos de diferentes cores. Disponibilize desenhos de um sorvete na casquinha e peça que coloram apenas o triângulo de giz de cera amarelo.

O que trabalhar no campo traços sons cores e formas?

Traços, sons, cores e formas: este campo tem a intenção de estimular o contato com diferentes formas de arte, desenvolvendo a percepção estética. Valoriza a análise e a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, entre outros meios de expressão.

BNCC | TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.

BNCC | TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Qual o objetivo de trabalhar as cores primárias?

Apresentar as cores primarias (azul, amarelo e vermelho) e as cores secundarias (laranja, roxo e verde), aguçando a percepção visual do aluno. Conhecer as cores e identifica-las. Reconhecer as cores primarias e secundarias. Ampliar a percepção visual, atenção e memória.

Qual campo de experiência trabalha as formas geométricas?

Plano de aula Formas Geométricas para Educação Infantil de acordo com a BNCC. Campo de Experiências da BNCC: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Como trabalhar as cores com a educação infantil?

No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia. Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.

O que trabalhar em espaços tempos quantidades relações e transformações?

O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação.

Qual objetivo de trabalhar formas geométricas na Educação Infantil?

OBJETIVOS: Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo; Identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.

Qual o objetivo de se trabalhar as formas geométricas?

Objetivo. (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Qual o objetivo de trabalhar as figuras geométricas na Educação Infantil?

Trabalhar as formas geométricas desde cedo, ainda na educação infantil, é essencial para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio espacial. ... É fundamental, entretanto, que esse processo de ensino das formas geométricas aconteça da maneira certa.

Qual é a habilidade EI03EF01?

Habilidade: EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

O que significa EI03CG05?

INTRODUÇÃO GERAL. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Como explorar as cores?

Explore uma imagem de forma inusitada e desafie a criança a pintar com o azul, com o verde, com o vermelho e o amarelo. Veja, durante a atividade, se ela está relacionando de forma adequada o nome à cor! Uma forma descontraída de trabalhar a criatividade e aprender!


Tudo sobre turismo e aventura