O Laudo Pericial Contábil deve ser uma peça técnica elaborada de forma seqüencial e lógica, para que o trabalho do perito-contador seja reconhecido também pela padronização estrutural. 13.6.2.1. O Laudo Pericial Contábil deverá ser uma peça técnica, escrita de forma objetiva, clara, precisa, concisa e completa.

Quais são as partes de um laudo pericial?

De acordo com esse autor o Laudo Pericial Contábil deve apresentar os seguintes requisitos de qualidade: (i)Ter objetividade; (ii)Rigor Tecnológico; (iii)Concisão; (iv)Argumentação; (v)Exatidão; e (vi)Clareza.

#Aula05 - Laudo Pericial Contábil (1) - Caso Real

46), para um laudo ser classificado como de boa qualidade deve atender às seguintes condições: “objetividade; rigor técnico; concisão; argumentação; exatidão; e clareza”.

#Aula05 - Laudo Pericial Contábil (1) - Caso Real

Quais são as principais características de um perito?

A pesquisa revelou que o perito contábil deve ser ético, eficiente na comunicação escrita e possuir a habilidade de analisar e interpretar as demonstrações financeiras.

Quais são as características gerais da perícia?

As principais características da perícia são: - É uma atividade humana, que consiste na intervenção transitória, no processo, de pessoas que devem realizar certos atos para dar posteriormente um conceito ou ditame.

O que vem a ser laudo pericial?

O laudo pericial é uma variedade de prova, cuja produção carece de fundamentos técnicos e científicos, e que tem por finalidade determinar uma garantia a respeito da dinâmica, autoria e materialidade de certos fatos e de seus efeitos.

Qual a parte mais importante do laudo pericial?

A descrição do laudo é a parte que contém o exame físico realizado durante a perícia, sendo considerada a parte mais importante do laudo.

Que estrutura deve conter o parecer do perito?

O Parecer Pericial Contábil deve ser uma peça escrita, na qual o perito-contador assistente deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.

Qual o objetivo de um laudo pericial?

O laudo pericial tem a finalidade de apresentar a perícia e, conseqüentemente, sua materialização instrumental, peculiaridade de ser uma função do auxiliar eventual do juízo e destinada a fornecer dados instrutórios, enquanto desenvolvida na fase instrucional do processo, para a formação dos elementos de prova que ...

Qual a função de um laudo pericial?

O laudo pericial é um importante documento dentro de um processo judicial, porque é através dele que o juiz obterá apoio técnico científico para chegar a uma justa decisão de uma lide. ... A relevância do laudo pericial para a decisão judicial dependerá de sua qualidade.

O que vem depois do laudo pericial?

O perito entrega o laudo. E, em prazo de quinze dias úteis, após, os assistentes entregam seu parecer e os advogados se manifestam sobre o laudo. É comum alguns juízes permitirem que o perito responda mais de uma vez sobre seu laudo, por escrito. ...

Como deve ser feito um laudo médico?

O laudo médico é um documento assinado por um especialista em que o profissional descreve os elementos encontrados em um exame, observando as características de normalidade ou alterações existentes. A emissão destes documentos é uma das principais atividades de clínicas e hospitais que realizam exames diariamente.

Quais as características da perícia contábil?

A perícia contábil é uma atividade técnica indicada para a reunião e análise de elementos que podem ser usados como prova na solução de controvérsias ou dúvidas relacionadas a uma determinada questão. Baseada em uma metodologia técnica, a perícia é materializada na forma de um laudo pericial.

Quais as características exigidas do profissional perito contador?

Ser graduado em Ciências Contábeis. Estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade. Possuir conhecimentos técnicos, profissionais e científicos sobre a matéria do objeto destinado. Apresentar condições legais, idoneidade moral, ética e independência para exercer a função.

O que é ser um perito?

O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

Quais são os 3 três tipos de perícia contábeis Cite e explique cada uma?

A perícia contábil é dividida em três tipos: Judicial, solicitada pelo o Poder Judicial; Extrajudicial, solicitadas pelas pessoas jurídica e física para uma análise não judicial da empresa e Arbitral, busca solucionar os desacordos entre as partes, fora do âmbito da justiça para agilizar acordos entre elas.

Quais são as três etapas do processo de planejamento na perícia contábil?

Esta Norma estabelece os procedimentos para o planejamento da perícia contábil judicial, extrajudicial e arbitral, etapa na qual o Perito-Contador e o Perito-Contador Assistente definem os seus planos de trabalho e o detalhamento dos procedimentos de perícia a serem aplicados.


Tudo sobre turismo e aventura