A Síndrome de Brown-Séquard (SBS) é uma condição neurológica rara que se caracteriza pela hemissecção da medula espinhal e corresponde a aproximadamente 3% de todas as lesões medulares traumáticas, sendo mais comumente causada por arma branca.

O que é a síndrome de Brown Sequard e quais os sintomas?

A Síndrome de Brown-Séquard é uma entidade classicamente encontrada nas lesões traumáticas da coluna. O quadro clínico reflete uma hemissecção do cordão medular, com perda de função motora ipsilateral associada a um déficits da sensibilidade dolorosa e térmica contra-lateral1.

Quais as vias que uma vez lesionadas numa hemissecção medular apresentarão sintomas do mesmo lado da fratura?

As lesões medulares são divididas em duas categorias etiológicas, sendo traumáticas ou não-traumáticas. Entretanto, nota-se que as traumáticas, de longe, são as causas mais frequentes de lesões na medula em populações adultas.

Quanto tempo dura a fase de choque medular?

A essas vias se atribui, genericamente, a responsabilidade pela sensibilidade profunda. Temos, então, três principais vias que são afetadas na síndrome de Brown-Séquard: o trato corticoespinhal (motricidade voluntária), os tratos espinotalâmicos (sensibilidade superficial) e o cordão posterior (sensibilidade profunda).

ANÁLISE de casos clínicos: Síndrome de BROWN SÉQUARD | Dr Leonardo Furtado

A separação dos axônios é um processo gradual, que ocorre no local Page 4 324 Com. Ciências Saúde. 2013; 24(4): 321-330 Barreto ABR et al. rio aguardara fase de choque medular que dura em torno de três dias a seis semanas, sendo que quadros infecciosos podem prolongar este período9.

ANÁLISE de casos clínicos: Síndrome de BROWN SÉQUARD | Dr Leonardo Furtado

Quais as fases da lesão medular?

Os eventos estão divididos em fase imediata (2 horas), aguda (2 a 48 horas), subaguda (48 horas a 14 dias), intermediária (14 dias a 6 meses) e crônica (a partir de 6 meses).

Qual reflexo determina o fim do choque medular?

Reflexo bulbocavernoso: Seu retorno indica o término do choque medular e determinação do déficit neurológico após a lesão.

O que é Hemissecção da medula?

A síndrome de Brown-Séquard, também conhecida como síndrome da hemissecção medular, é uma das diversas patologias que compõem as síndromes medulares, tendo o traumatismo raquimedular como a principal causa, provocando alterações temporárias ou permanentes na função motora, sensibilidade ou função autonômica.

Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?

O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.

Quais são as lesão da medula espinhal?

As lesões da medula espinhal causam dano ou disfunção nervosa de uma das seguintes formas: Choque por uma lesão por impacto (tal como uma queda ou colisão) Pressão (compressão) pelos ossos partidos, inchaço ou um acúmulo de sangue (hematoma) Rasgões parciais ou totais (rupturas)

Qual a diferença da lesão medular espinhal completa e incompleta?

Uma lesão é classificada como completa quando não há função motora ou sensitiva preservada no segmento sacral. Numa lesão incompleta as funções motora e sensitiva estão preservadas no nível do segmento sacral.

O que causa mielite transversa?

A mielite transversa, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecções por vírus ou bactérias, ou de doenças autoimunes.

O que é Síndrome de Brown Vialetto?

RESUMO - A síndrome de Brown-Vialetto-van Laere é entidade degenerativa hereditária ou esporádica, rara, caracterizada por surdez neuro-sensorial seguida ou acompanhada por uma variedade de alterações de nervos cranianos, podendo ainda ocorrer acometimento de corno anterior e vias ópticas.

O que é uma Hemissecção?

Corte ou secção de uma das metades de uma estrutura ou de um órgão.

O que causa compressão na medula?

A compressão da medula espinhal (na coluna cervical, torácica) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma. A compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia.

O que causa Compressao medular?

Causas. A compressão da medula espinhal surge, mais comumente, como resultado do envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossos ossos se tornam mais frágeis e quebradiços, sobrecarregando os nervos ao redor.

O que acontece se comprimir a medula?

Por comprimir a medula, é o tipo de hérnia mais grave, que pode levar à tetraplegia, quando há perda dos movimentos das pernas, braços e tronco. O exame mais indicado para fazer o diagnóstico e localizar a lesão é a ressonância magnética.

O que é sensibilidade superficial e profunda?

A sensibilidade profunda auxilia na execução dos movimentos, no controle da força e pressão aplicada ao objeto manipulado e no reconhecimento de objetos sem utilizar a visão; e junto com a sensibilidade superficial é uma importante forma de proteção para o organismo, fornecendo o reflexo necessário para evitar traumas ...

O que é uma via Espinotalâmica?

O trato espinotalâmico é uma via sensorial que se origina na medula espinhal. Ele transmite informações para o tálamo sobre dor, temperatura, pressão e tato protopático.

Como é feito o reflexo Bulbocavernoso?

Para confirmar o término desse choque, deve-se realizar o reflexo bulbocavernoso: pressiona-se a glande do paciente, observando a contração reflexa do esfíncter anal ou efetua-se uma leve tração da sonda vesical; quando presente, o exame neurológico poderá seu executado.

Como identificar um TRM?

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...

Como é determinado o nível de lesão medular?

O nível de lesão é determinado pelo seg- mento mais caudal da medula com função mo- tora e sensitiva preservada em ambos os lados do corpo. Nos casos de tetraplegia, a lesão localiza- -se na medula cervical, comprometendo a função dos membros superiores e inferiores e do tronco.


Tudo sobre turismo e aventura