Diversos fatores podem influenciar aspectos como cor e cheiro da urina. Desde a quantidade de água ingerida e tipos de alimentos consumidos, até mesmo uma disfunção do organismo.

Tema 10. Patologias do Sistema Urinário.

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

O que pode causar alteração na urina?

As alterações na quantidade de urina, normalmente, estão relacionadas com a ingestão de água e, por isso, quando a quantidade é menor, significa que se está bebendo pouca água durante o dia, por exemplo.

Tema 10. Patologias do Sistema Urinário.

Quais outros fatores podem interferir na composição e coloração da urina de uma pessoa?

Essa cor pode estar relacionada à presença de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

O que pode ser encontrado na urina?

Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.

Qual é a cor da urina de um diabético?

Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

O que aumenta a densidade da urina?

A densidade se torna elevada quando estão presentes solutos densos, tais como proteínas, glicose ou agentes de contraste radiográficos. A densidade urinária é utilizada para determinar se a urina é ou não concentrada.

Qual a cor da urina com infecção?

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

O que é aspecto turvo no exame de urina?

A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.

O que pode causar o escurecimento da urina?

A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina. Confira quando a urina escura pode ser grave.

O que indica a cor da urina?

Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação. É importante beber mais água; Laranja: Pode indicar falta de água ou a presença de pigmentos de alimentos.

O que pode amarelar a urina?

A bilirrubina é uma impureza proveniente da filtragem do sangue. Em nossos rins a bilirrubina é transformada em urobilinogênio. O urobilinogênio é a substância responsável por dar a cor amarelada ao nosso xixi.

Qual o sintoma do rim inflamado?

Os sintomas de infecção nos rins são dor forte no fundo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos também pode ocorrer febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Qual exame detecta inflamação nos rins?

Exames que identificam a doença renal. A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

Quando a infecção urinária é grave?

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Qual o melhor exame para detectar infecção urinária?

A cultura da urina é um exame mais específico que permite saber a gravidade da infecção, pois detecta as bactérias presentes, o que permite ao médico administrar o antibiótico adequado.


Tudo sobre turismo e aventura