O ato de perdoar é importante, pois nos liberta de sentimentos como o rancor, a raiva e a vingança, o ódio. Quando sentimentos negativos como esses dominam um ser humano, o pior dele se manifesta, desencadeando danos físicos e psíquicos a si mesmo e aos que o cercam.

Como exercitar o auto perdão?

Para desenvolver o perdão é preciso que mesmo que a lembrança do ato passado torne a visitar os pensamentos, ela não afete nosso presente nem abale a nossa paz habitual. Sem isso, uma pessoa que não perdoa se mantém estagnada, impedida de realizar uma simples interação por conta de um sentimento ruim.

Passos para o perdão | Moisés Rocha

Como é o processo do perdão?

Enright explica que o processo do perdão tem quatro fases: reconhecimento da raiva, decisão de perdoar, entendimento sobre as dificuldades do agressor e libertação da dor emocional. O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações.

O que fazer quando ele me magoa?

Ajuda externa. Se a mágoa é grande demais para ser sustentada sozinha, procure a ajuda de alguém. Um terapeuta pode te ajudar a superar o trauma elaborando toda a história desse episódio. Sem contar que o ajudará a não ficar no lugar de vítima da situação, algo que também é prejudicial.

O que a Bíblia diz quando alguém nos magoa?

Então, podemos dizer que a pessoa com ressentimento, deve procurar resolver essa pendência emocional rapidamente. Deve resolver, porque quanto mais tempo guardar esse sentimento em seu coração, pior será para ela. E o perdão é a solução mais adequada, a liberação do perdão liberta quem perdoa e não quem é perdoado.

O que a Bíblia nos diz sobre o perdão?

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

O que a mágoa causa no corpo?

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.

O que a falta de perdão pode causar na vida de uma pessoa?

Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.

É possível perdoar e esquecer?

É não sofrer quando lembrar. Sempre que alguém faz algo que você não gosta ou te prejudicar, você tem algumas alternativas e a melhor delas é perdoar, claro.

Porque eu não consigo perdoar?

Se recusar a perdoar leva à perda da possibilidade de aprendizado, de conhecer mais a si e o outro. Entrar em contato com a própria humanidade pode ser um primeiro passo que vai ajudar a identificar mais facilmente como enfrentar a situação.

Como saber se perdoei uma pessoa de verdade?

Se conseguir olhar para o ocorrido de outro ângulo, identificando a lição a ser aprendida, desejar que o outro seja feliz e siga seu caminho em paz, sentir seu coração leve, tendo a sensação de que tudo ficou distante, são fortes indícios de que você perdoou.

Quem gosta perdoa?

Quem ama nada exige. Perdoa sem traçar condições. Sabe sacrificar-se pela felicidade alheia.

O que a Bíblia diz sobre nossos sentimentos?

Cremos que todas as nossas emoções nos foram dadas por Deus. Sorrimos, choramos, nos alegramos, nos entristecemos; Deus nos deu emoções, não somos um robô, não temos um programa para seguir. Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus.

Como lidar com a mágoa Salmo 6?

Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto. O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração.

Quando o coração dói de tristeza?

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.


Tudo sobre turismo e aventura