O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional?

Multa; Censura pública; Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

O que um psicólogo não pode fazer?

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

O que acontece se o psicólogo quebrar o sigilo?

Conforme Código de Ética do Profissional Psicólogo: ... Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

O Psicólogo pode quebrar o sigilo?

Quem o psicólogo não pode atender?

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional.

Quando a psicoterapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

Qual é a função de um psicólogo?

Qual o papel do psicólogo? A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Qual o Código de Ética Profissional do psicólogo?

Respeitar e promover a liberdade Um dos princípios da ética do psicólogo é que ele deve trabalhar para respeitar e promover a liberdade. ... O respeito e a promoção da liberdade devem prevalecer na sua relação com os usuários dos serviços de Psicologia.

Qual o objetivo do sigilo profissional?

O sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.

Em qual situação o Código de Ética Profissional do Psicólogo prevê a possibilidade de quebra do sigilo profissional?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Como denunciar um psicólogo por falta de ética?

O CFP é instância de recurso nos julgamentos de processos éticos e, por isso, denúncias sobre a atuação profissional de psicólogos deverão ser encaminhadas para o Conselho Regional de Psicologia da região em que este psicólogo esteja atuando.

Quando pode haver quebra de sigilo profissional?

Quebrar o sigilo profissional poderá representar um delito, conforme o art. 154 do Código Penal: “Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a alguém”.

O que é o sigilo profissional e qual a pena em caso de descumprimento?

O descumprimento de sigilo também é um crime, previsto no art. 325 do CP, cabendo a punição estatal. No caso, a pena seria a detenção de seis meses a dois anos ou a multa.

Quantos Códigos de Ética tem a Psicologia?

O Quadro 1 exibe os Princípios Fundamentais dos quatro Códigos de Ética. Percebe-se que os Códigos de 1975 e 1979 são semelhantes e que grande mudança houve em 1987. O Código de 2005 guarda muita semelhança com o de 1987, porém, ampliando a questão da atuação em contextos sociais diversos.

Quais são os códigos de ética profissional?

O código de ética deve conter normas que abordem no mínimo quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade. O código de ética permite que a profissão de contados declare seu propósito de: cumprir as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, respeitar a si mesma.

Quais são os códigos de ética?

Os códigos mais conhecidos no Brasil são os de medicina, enfermagem, psicologia e o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cada um deles especifica o papel dessas profissões na sociedade e a importância do respeito a dignidade humana no exercício de cada um desses trabalhos tão importantes.

O que o psicólogo deve fazer?

Segundo o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, este profissional deve ser, em todos os momentos, respeitoso, responsável, honesto, sincero, prudente, competente e garantir a “solidez da fundamentação objetiva e científica das suas intervenções”.

É normal se sentir mal depois da terapia?

Segundo o psicólogo Andrew Keefe, “há uma infinidade de razões pelas quais você pode se sentir pior depois de iniciar a terapia. O mais comum é que ela o coloca em contato com o que você realmente sente”. Tal situação acontece, pois somos expostos a emoções que tínhamos ignorado como forma de proteção.

Quando a terapia não resolve?

Há casos de psicoterapia em que mudanças não acontecem. ... A não mudança, nesses casos, é exatamente o ganho obtido na psicoterapia. Mas o paciente não sabe disso antes de algum tempo de angústias exacerbadas pela própria terapia. É o típico caso em que o paciente fica com a sensação de que a terapia não está funcionando.


Tudo sobre turismo e aventura