A Tabela de Informação Nutricional passará por mudanças significativas. A primeira delas é que a tabela passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrates que atrapalhem na legibilidade das informações.

O que mudou na tabela de informação nutricional?

Devem ser declarados em caráter obrigatório a quantidade do valor energético e dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e o sódio.

O que é tabela de informação nutricional e o que mudou com a nova norma?

Tabela de Informação Nutricional Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passará a ser obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

Quais nutrientes são obrigatoriamente declarados nas tabelas de informação nutricional e que permanecerão com a nova norma de rotulagem?

Nutrientes como colesterol, cálcio e ferro podem continuar sendo declarados na tabela de informação nutricional? Sim. Esses nutrientes podem continuar sendo declarados.

NOVA LEGISLAÇÃO PARA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS - DIA 1

O que mudou na RDC 429?

Uma outra alteração interessante é que fica obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, assim como a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

Quais as principais mudanças que deverão ser adotadas na rotulagem nutricional de alimentos de acordo com a RDC 429?

Passará a ser obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionados, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

Quando entra em vigor a nova rotulagem nutricional?

Aprovada pela Anvisa a Instrução Normativa 75/2020 que institui requisitos para rotulagem nutricional de alimentos entra em vigor em 2022.

O que se entende por tabela nutricional?

A tabela nutricional dos alimentos foi regulamentada pela resolução 360/2003 da Anvisa. Ela serve para informar ao consumidor sobre a composição do alimento e a quantidade de nutrientes que o alimento fornece, além de indicar quanto isso representa da ingestão diária recomendada (IDR).

Quais produtos precisam de rotulagem nutricional?

Segundo ela, a rotulagem nutricional é obrigatória para qualquer alimento produzido, embalado e comercializado na ausência do cliente e pronto para ser oferecido aos consumidores. Todos os produtos devem apresentar no rótulo algumas informações obrigatórias.

O que mudou na rotulagem de alimentos?

A tabela nutricional deve ser sempre em preto sobre fundo branco; A fonte da tabela e das informações passa a ter um tamanho mínimo aceitável de 8 pontos (caracteres com até 2,8mm) em rótulos de tamanho normal e tamanho mínimo de 6 pontos (2,2mm) onde não couber a tabela com 8 pontos.

Quais os nutrientes devem fazer parte da rotulagem frontal?

Rotulagem Nutricional Frontal Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na frente do produto, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar.

Quando entra em vigor a RDC 429?

51 da RDC 429/2020 e o art. 25 da IN nº 75/2020, esses dois atos normativos somente entrarão em vigor 24 meses após a data de publicação, ou seja, em 09/10/2022. Sendo assim, nada pode ser alterado ainda nos rótulos, pois na prática a legislação atual ainda está vigente e a futura ainda não está em vigor.

Quais legislações tratam sobre rotulagem de alimentos?

A rotulagem nutricional deve seguir o disposto na Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020, e na Instrução Normativa – IN nº 75, de 8 de outubro de 2020. Art. 37. Não é permitido o uso de alegações de propriedades funcionais ou de alegações de propriedades de saúde.

O que não é permitido constar nos rótulos de acordo com o normativo da Anvisa?

As regras também incluem o que as empresas não podem usar nos rótulos, como palavras e informações falsas ou que induzam ao erro.

Qual o objetivo da rotulagem nutricional?

A rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes.

Por que é importante que o rótulo dos alimentos seja elaborado de uma forma acessível ao consumidor?

É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento. Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.

Que tipo de produto alimentar foi recentemente objeto de proibição da Anvisa?

A ANVISA informou a republicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.694, DE 26 DE ABRIL DE 2021 (*), D.O.U. de 19/05/2021, a qual proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso, de todos os lotes do produto Suplemento Alimentar Líquido, marca Zeroethyl, comercializado por Rumo Natural Suplementos Alimentares ...

São vedadas a rotulagem nutricional frontal com exceção de?

Nem todos os alimentos vão precisar incluir a rotulagem nutricional frontal. O Anexo XVI da IN nº 75 apresenta uma lista de alimentos para os quais a rotulagem nutricional frontal é vedada, como o leite em pó, azeite de oliva e outros óleos vegetais, suplementos alimentares e bebidas alcoólicas.


Tudo sobre turismo e aventura