As lesões orais são vesículas que ulceram, dolorosas, podendo levar à gengivite descamativa. O sinal de Nikolsky é positivo (um discreto atrito sobre a mucosa não envolvida, removendo a superfície epitelial, produz uma vesícula ou úlcera), mas pode estar relacionado com outras doenças auto-imunes.

O que são lesões orais?

Definição: São modificações das colorações normais da mucosa oral, sem provocar elevação ou depressão tecidual. Podem apresentar cores, tamanhos e formas bastante variadas e sua origem é devido à presença de melanina ou a partir da associação de outras causas.

Lesões Fundamentais | ESTOMATOLOGIA

Quais são as lesões Pré-malignas orais?

Varias lesões pré-malignas são conhecidas, incluindo as leucoplasias, eritroplasias, lesão do palato secundaria ao uso reverso do cigarro, fibrose oral submucosa, lúpus eritematoso discoide e algumas alterações hereditárias como a disceratose congênita e a epidermolise bolhosa.

O que é mácula enfermagem?

Mácula, ou mancha na pele, é uma área plana, sem alteração de textura ou espessura, que se difere do resto do corpo pela sua cor.

Como classificamos as lesões elementares primárias máculas ou manchas?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Quais são as principais lesões fundamentais?

· Importância: Todo diagnóstico norteia-se pela história e pelas características clínicas da lesão, que se enquadram dentro de algum tipo de lesão fundamental (mácula ou mancha, placa, erosão, úlcera ou ulceração, vesícula e bolha, pápula, nódulo).

Como descrever uma lesão por pressão?

Para o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) a definição de lesão por pressão é: dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato.

Como identificar câncer na língua?

O câncer de língua é um tipo de câncer de boca que, de acordo com Cancer Treatment Centers of America (CTCA), se desenvolve na parte oral da língua. Este tipo de câncer geralmente se origina em células pequenas, conhecidas como células escamosas, que recobrem totalmente a superfície da língua.

Como descrever um hematoma?

Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.

Como descrever abscesso?

Abscessos são coleções de pus em espaços teciduais confinados, geralmente causados por infecção bacteriana. Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos).

Como são classificadas as lesões elementares?

Essas lesões dividem-se em dois grupos: primárias, que aparecem sem serem precedidas de outras alterações macroscópicas, e secundárias, que resultam da evolução de lesões primárias.

Como podemos classificar e quais as características que podemos observar em lesões elementares do tipo hematoma '?

O hematoma pode infectar e surgirem de sinais flogísticos, fazendo com que o conteúdo hemorrágico pode torne-se purulento. É o espessamento da pele por aumento da camada córnea, tornando-se áspera, dura, inelástica e com a superfície amarelada.

O que são manchas Vasculo Sanguineas?

Manchas Vásculo-Sangüíneas Eritema: Cor vermelha conseqüente à vasodilatação que desaparece por pressão digital ou vitropressão.

O que é a mácula do olho?

A mácula é uma região da retina responsável pelo processamento dos detalhes. Rostos, objetos próximos e outros pequenos pontos são vistos por esse pedacinho dos olhos. A degeneração é a doença na qual a mácula começa a não exercer sua função perfeitamente.

Onde se localiza a mácula?

A mácula é uma pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

O que é máculas eritematosas?

As máculas eritematosas são manchas de cor avermelhada, provocadas pela dilatação dos capilares sanguíneos de zonas circunscritas da pele. Algumas costumam desaparecer quando são pressionadas, já que a compressão dos capilares subjacentes trava o fluxo sanguíneo.


Tudo sobre turismo e aventura