A higiene engloba uma série de processos que se destinam a assegurar o bem-estar físico e psíquico dos indivíduos, bem como a sua articulação harmoniosa com o meio envolvente. Ao nível do indivíduo, a higiene caracteriza-se por dois aspetos principais: a higiene física e mental.

Quais são os hábitos de higiene corporal?

Por maiores que sejam as atividades diárias, é necessário encontrar alguns poucos minutos para relaxar, como estratégia que leve à redução da carga de estresse.

Higiene Mental: como bons hábitos podem ajudar nesse período de pandemia

Qual é a importância da higiene física e mental?

Apenas a higiene física não garante o nosso bem-estar. ... Se ela apresenta algum transtorno emocional, ela não pode ser considerada saudável, para o nosso real bem-estar, precisamos ter um equilíbrio entre corpo e mente. Por isso, a higiene mental é extremamente importante no dia a dia.

Quais são os três tipos de higiene?

Higiene é um termo associado à promoção e manutenção da saúde em diversas esferas. Assim, existem vários tipos de higiene, como: Higiene pessoal: cuidados e medidas tomadas individualmente para a promoção e manutenção da saúde; Higiene mental: cuidados e medidas que promovem e auxiliam na manutenção da saúde mental.

Qual é importância da higiene pessoal?

A limpeza correta e regular do corpo é fundamental na prevenção de doenças causadas por vermes, vírus, fungos e bactérias. Atitudes como lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho diariamente, apesar de serem simples, são de extrema importância em qualquer idade – e não podem cair no esquecimento!

O que é higiene coletiva exemplos?

A higiene coletiva se refere a esses hábitos de higiene que são adotados pela sociedade com o objetivo de manter o convívio social saudável a todos. É de grande importância, a fim de evitar a transmissão de doenças em lugares comuns, como por exemplo os banheiros públicos.

O que é o movimento de higiene mental?

Nesse contexto, o movimento de higiene mental surgiu com a criação da Liga Brasileira de Higiene Men- tal. Fundada no Rio de Janeiro, em 1923, pelo psiquiatra Gustavo Riedel, a Liga tinha como objetivo primordial a melhoria na assistência aos doentes mentais, através da modernização do atendimento psiquiátrico5.

O que acontece se não cortar a unha?

A médica afirma também que, se não higienizadas corretamente, as unhas podem causar problemas ainda mais sérios. “Quando passamos da hora de cortar as unhas, elas podem encravar, gerar mau odor por acúmulo de resíduos, umidade e também ocasionar micose. As unhas devem ser cortadas, no mínimo, a cada 15 dias”, conclui.

Qual a definição de higiene pessoal?

A higiene pessoal consiste nos cuidados diários que o indivíduo deve ter com o seu próprio corpo.

O que a falta de higiene pode causar na pessoa?

No caso da falta de cuidado corporal, você pode ter infecções de pele, furúnculo, abscessos, dermatites, dentre outras”, exemplifica. O tratamento de água e esgoto é um cuidado de higiene coletiva. Quando não é realizado, algumas doenças infecciosas podem surgir, como diarreia, hepatite e gastroenterite.

Quais os benefícios da higiene física social e mental?

O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Faz mal cortar a unha?

Cortar a unha de forma errada pode fazer com que ela encrave. Verdade. Unha encravada é um problema comum e bem incômodo que, se não tratado da forma correta, pode provocar inflamações. E, para evitar que elas encravem, o tipo de corte faz toda a diferença.

Como não cortar a unha do pé?

Segundo a podóloga Janete Bueno, o ideal é não deixar a unha muito comprida, mas também não cortar demais, pois a pele tende a ocupar o espaço onde estava a unha. — Corte respeitando a linha de crescimento dela. Se a sua tiver curvas, cuide para não cortar reto demais — diz Janete.

Quanto em quanto tempo cortar a unha?

Corte as unhas com frequência, mas não exagere. Elas crescem cerca de 2,5 mm por mês, o que significa que leva cerca de três a seis meses para que cresçam completamente. Caso você corte as unhas com frequência – a cada uma ou duas semanas, por exemplo – não é necessário se preocupar com o crescimento excessivo.

O que é higiene educação infantil?

A higiene pessoal refere-se àquele grupo de conhecimentos e técnicas a serem aplicados com o objetivo de impedir o surgimento de doenças infecciosas. Ao lado da alimentação equilibrada e do sono regular, esse conjunto de pequenas ações é um hábito imprescindível para garantir que os pequenos cresçam saudáveis e fortes.

Porque ensinar higiene na educação infantil?

Por isso, pequenas ações como lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes contribuem para uma vida mais saudável. O momento ideal para ensinar hábitos de higiene às crianças é nos primeiros anos de vida. ... Além disso, todo bom hábito adquirido na infância tem maiores chances de perdurar na vida adulta.

Qual a importância de se trabalhar a higiene corporal na infância?

Para manter a saúde em dia, o hábito de tomar banho, escovar os dentes, conservar as mãos limpas e as unhas cortadas é fundamental. Estas são regras simples, mas que precisam ser lembradas sempre para evitar problemas como gripe, verminose e infecção intestinal.


Tudo sobre turismo e aventura