HALLOWEEN, O DIA DAS BRUXAS - COMO TUDO COMEÇOU??

O Halloween é uma celebração típica da cultura britânica, principalmente na Irlanda, País de Gales e Escócia, mas por que só chegou aos Estados Unidos no século XIX, sendo que a presença de britânicos lá remonta ao século XVII? Vamos entender.

Quais os países que se comemora o Halloween?

A Irlanda é, sem dúvidas, o país com mais tradição de comemoração na Europa. Em algumas áreas, a tradição do Halloween manteve-se com os antigos ritos celtas, ou seja, fogueiras são acesas e as crianças vestem fantasias.

Como é o Halloween na Europa?

Além das fogueiras, aparentemente bastante comuns pela Europa toda nessa época do ano*, os irlandeses também são adeptos da chamada caça ao tesouro e aos jogos de sorte – especialmente os de cartas nessa época. Desafios que mais parecem convites para o susto.

Como o Halloween é comemorado no Brasil atualmente?

Halloween no Brasil Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.

Como comemoram o Halloween na Argentina?

A maioria das lojas de fantasias podem ser encontradas na Lavalle. Porteños organizam muitas festas de Halloween em casa no entanto, aqui estão algumas das festas de Halloween a oredor de Buenos Aires: PubCrawlBA – A maior festa de Halloween de Buenos Aires e o único evento que reúnem turistas e moradores locais.

Como é o Halloween na China?

Os jovens chineses de grandes cidades costumam comemorar a noite de Halloween em festas à fantasia, só por diversão. A tradição das fantasias é mantida, mas com menos abóboras e sem fazer “doces ou travessuras”.

Como é o Halloween na Escócia?

Escócia. O Halloween escocês é sinistro e incrível. As pessoas fazem esculturas de abóbora iluminadas para a decoração e acendem fogueiras para criar o clima sinistro. Antigamente, as crianças usavam roupas velhas para parecerem espíritos malignos.

Porque o Halloween não é muito aceito no Brasil?

Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Como aproveitar o Halloween no Brasil?

Uma das datas mais esperadas de outubro é a comemoração do Halloween no Brasil, festa em que crianças (também muitos dos adultos) de todo o mundo saem para passear nas ruas usando fantasias autênticas e sinistras para bater nas portas e pedir doces que ficam guardados na tradicional abóbora.

Qual a relação do Halloween com o folclore brasileiro?

O tradicionalismo e a cultura enraizada assemelham o Halloween ao folclore Brasileiro; as lendas, personagens, fantasias, grandes celebrações e o apelo com as crianças são pontos em comum. São duas manifestações culturais fortemente disseminadas e festejadas por seus povos, apesar de suas origens diferentes.

Como se comemora o Halloween na França?

Hoje o Halloween na França é bem similar ao americano, onde todos colocam fantasias e vão para as ruas comemorar. De qualquer forma eles consideram a data um subproduto americano e não há tanta força cultural como nos EUA.

Como se comemora o Halloween na Alemanha?

O Halloween é um tradição americana. A Alemanha não tem essa tradição, mas aqui também se vêem doces, abóboras, decoração para o Halloween. É um evento mais comercial que familiar ou tradicional. Na Alemanha também há crianças fantasiadas pedindo doces nas casas?

Como se comemora o Halloween em Portugal?

Mesmo que essa tradição seja recente por lá, os portugueses comemoram a data da maneira deles, não tão intensamente como em outros países, mas as crianças saem para perguntar de porta em porta “doces ou travessuras” algumas lojas fazem uma decoração especial e vendem fantasias.

Porque não comemoramos o Halloween?

Ao longo da história acreditou-se que a origem do nome halloween tinha relações com o nome dado às guardiãs femininas do saber oculto, das terras do norte da Europa. Atualmente esta origem já não é mais nem lembrada, mais continua sendo uma comemoração que não tem cunho religioso e nem cultural em nosso país.

Porque não celebramos Halloween?

A Bíblia continua dizendo em Levítico 20:27 que qualquer um que praticasse feitiçaria, adivinhação e feitiçaria deveria ser morto. Já em Deuteronômio 18: 9-13 acrescenta: “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a seguir as abominações daquelas nações.

Por que o Halloween é mais cultuado no Brasil do que o folclore?

A festa, normalmente celebrada em países do mundo anglófono – falante da língua inglesa -, foi importada para a cultura brasileira. A intensa influência, especialmente norte-americana, fez com que o Dia das Bruxas, como ficou conhecido por aqui, fosse celebrado como mais uma comemoração no calendário nacional.

O que são as travessuras do Halloween?

As travessuras são brincadeiras como dar sustos, jogar spray de espuma na frente da casa ou tocar a campainha da casa por várias vezes. Dependendo do vizinho, a travessura por ser mais travessa, como jogar farinha no carro ou bombardear a sua casa com ovos!

Como fazer brincadeiras de Halloween?

Deixe disponível baldes de doces em quartos diferentes, decore cada porta de uma forma especial e coloque música de Halloween também. Então em vez de ir de porta em porta na vizinhança, as crianças vão porta a porta na própria casa. Além de ser uma forma divertida é segura também por conta da pandemia.

Quais são as principais características do Halloween?

A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas. As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.). Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro.


Tudo sobre turismo e aventura