Quando a gravidez é considerada de alto risco?

Gestação de alto risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”(1).

Quais doenças são perigosas na gravidez?

Isso porque o primeiro trimestre da gestação é a epoca em que a gravidez corre mais riscos. Nos primeiros meses é a fase em que o saco gestacional e, dentro dele, o embrião e a vesícula vitelínica, estão se instalando no útero da mãe.

O que pode ser considerado uma gravidez de risco?

Uma gravidez é considerada de risco quando, após exames médicos, o obstetra verifica que existe alguma probabilidade de ocorrer uma doença da mãe ou do bebê durante a gravidez ou na hora do parto.

Em qual semana da gravidez é mais perigoso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Qual doença infecciosa oferece maior perigo durante a gravidez?

A rubéola, o sarampo, as hepatites B e C, assim como a pneumonia, a sífilis e a toxoplasmose são algumas doenças na gravidez que merecem mais atenção.

O que o Streptococcus causa no bebê?

As doenças graves acarretadas pela ação das bactérias são: meningite; pneumonia e, em casos em que o diagnóstico e o tratamento são tardios, podem surgir infecções generalizadas. Bebês prematuros têm mais chances de serem contagiados.

Qual o prazo máximo para o bebê nascer?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo. Nos dois casos, os riscos de complicações aumentam muito.

Quando pode se identificar o sexo do bebê pelo exame de ultrassom?

Por meio do exame de ultrassonografia, é possível saber o sexo do bebê a partir da 16ª semana de gestação. Neste estágio, já dá para identificar diferenças dos órgãos sexuais masculino e feminino.

Quanto tempo dura a salivação na gravidez?

Mas o aumento da produção da saliva durante a gravidez tende a desaparecer naturalmente com o passar dos meses. Existem algumas formas de reduzir e aliviar o incômodo da sialorreia na gravidez, como fazer diversas refeições em pequenas porções ao longo do dia, facilitando assim a deglutição.

Como tratar Streptococcus no bebê?

O tratamento para a infecção por S. agalactiae é feito com antibióticos, sendo normalmente o uso de Penicilina, Vancomicina, Cloranfenicol, Clindamicina ou Eritromicina, por exemplo, que devem ser usados conforme a orientação do médico.

O que a bactéria Streptococcus pode causar?

Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.

O que causa Strepto positivo?

O strepto positivo vaginal e anal pode estar presente na gestante pois faz parte da flora vaginal de muitas mulheres. Por um tempo, houve uma recomendação para se colher esse exame no pré-natal e, em caso de resultado positivo, era necessário o uso de ampicilina no trabalho de parto.

Quais infecção causa aborto?

As infecções que ocorrem com mais frequência durante a gestação, como as de pele, do trato urinário e do trato respiratório, não causam problemas sérios. Entretanto, algumas infecções podem ser transmitidas ao feto antes ou durante o nascimento e fazer mal a ele ou causar um aborto espontâneo.

Quais infecções podem causar aborto?

A toxoplasmose, catapora, periodontite e doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, também estão entre essas infecções. Essas doenças são responsáveis por grande parte dos abortos espontâneos, mas podem não ser o único motivo para a recorrência.

Quando a infecção urinária e grave na gravidez?

Embora possa parecer assustadora, a infecção urinária não prejudica o bebê e pode ser facilmente tratada com antibióticos, como a Cefalexina. Porém, se a mulher não iniciar o tratamento, a infecção pode continuar agravando e causar alguns riscos para o bebê, como parto prematuro ou aborto, por exemplo.

Quando passa o risco de perder o bebê?

Considera-se aborto toda gestação que termina antes das 20 semanas ou com feto pesando menos de 500g. Ele ocorre em 8 a 20% das gestações diagnosticadas e em 80% dos casos, antes das 12 semanas. Se forem consideradas as perdas antes mesmo do diagnóstico da gestação ou do atraso menstrual, essa taxa pode chegar a 31%.

Como se contrai a bactéria estreptococos?

A bactéria pode ser transmitida pelo contato com lesões de pele infeccionadas ou gotículas de saliva expelidas pela boca ou PELO nariz.

Quais sintomas de Streptococcus na gravidez?

Febre, dificuldade para mamar e dificuldade respiratória são os sintomas mais frequentes neste tipo de infecção. Crise convulsiva, fraqueza ou rigidez muscular também podem ocorrer. A mortalidade nos casos precoces é de cerca de 3% nos bebês nascidos com mais de 37 semanas e de 20% nos bebês prematuros.

Qual a morfologia do Streptococcus?

O gênero Streptococcus, pertencente à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staphylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio.


Tudo sobre turismo e aventura