Independentemente de o complemento ser um nome plural, a expressão - em que pese a - se mantém invariável. Por outro lado, a maioria dos estudiosos da língua defendem que a pronúncia deve ser “pêse”, com “e” fechado, já que a palavra tem a mesma origem das palavras pesar e pêsames.

Quando usar o termo em que pese?

Essa locução pode vir seguida de um objeto indireto (pessoa) ou de um sujeito (coisa). No primeiro caso, ela tem o sentido de "ainda que (tal coisa) pese, custe, doa, incomode (a alguém)", é invariável e deve estar acompanhada de preposição.

Como usar a expressão em que pese?

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

Em que se pese sinônimo?

Em que pese a é sinônima de: por mais que desagrade a, ainda que lhe custe. Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante. Em que pese a é uma locução prepositiva invariável. Indica que algo pesa a alguém, ou seja, que custa, incomoda, causa pesar.

Em que pese ou Em que pesem? Qual a forma correta?

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual o sinônimo de Tange?

8 sinônimos de no que tange para 1 sentido da expressão no que tange: Em relação: 1 em relação, quanto, no que se refere, no que diz respeito, no que toca, no que está relacionado, no que corresponde, relativamente.

Em que ou em qual sentido?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Em que pese as alegações tem crase?

Em resumo: tratando-se de pessoa, a palavra pese deve ficar invariável e acompanhada da preposição a (em que pese à família enlutada/ aos incrédulos); quando se tratar de coisa, pode ser feita a flexão (em que pesem as dificuldades/ em que pese o temporal). Pode-se encontrar esse tipo de locução num dicionário comum.

O que significa a expressão posto que?

“Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica. Ou seja, equipara-se a expressões como “ainda que”, “embora”, “mesmo que”. A ideia que ela transmite, portanto, não é de explicação.

O que substitui o pronome que?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Como usar vírgula em uma vez que?

· Orações adjetivas explicativas Nesse caso, o uso da vírgula é fundamental para a desambiguação do sentido, uma vez que, sem essa separação, a oração passa a ser restritiva, como é possível perceber a seguir: Os artistas, que são vaidosos, costumam exagerar nos gastos pessoais.

Quando se usa a palavra visto que?

Significado de Visto que locução conjuntiva Indica a razão, o motivo; o modo pelo qual; da forma que; uma vez que; como: visto que ele terminou a faculdade, não precisa mais ir às aulas. Contanto que; se por acaso: visto que o padre apareça, o casamento se iniciará.

O que quer dizer a palavra tange?

Chamar, congregar ou convidar, dando sinal com toque de instrumento.

Qual é o significado de Tange?

substantivo deverbal Ação do verbo tanger; ação de dizer respeito a ou estar relacionado com: no que tange à medicina, não há médico mais competente. Ato de tocar, de atingir: o prédio que tange o céu. Ato de manusear ou manipular: o carpinteiro tange habilmente a madeira. Etimologia (origem da palavra tange).

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Qual é o correto haja vista ou haja visto?

Provavelmente você já leu ou ouviu alguém falando a expressão “haja visto”. Nada de errado com ela, certo? Errado. Ela pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irmã “haja vista”.


Tudo sobre turismo e aventura