Sim. O projeto deve estar relacionado com as pesquisas desenvolvidas pelo orientador, bem como com a área de interesse e/ou linha de pesquisa na Pós Graduação a qual pertence.

Pode participar de dois projetos de pesquisa ao mesmo tempo?

Pode, porém tenha absoluta certeza que conseguirá trabalhar nos dois projetos. Onde encontro o modelo de relatório final e parcial? https://pibic.propesq.ufsc.br/relatorios/.

Até quando pode fazer iniciação científica?

Sempre supervisionada por um professor-orientador, a iniciação é uma excelente porta de entrada para quem deseja trabalhar com pesquisas científicas depois de formado, ingressando em cursos de mestrado e doutorado nas principais universidades do país.

Posso participar de mais de um projeto de iniciação científica ao mesmo tempo?

A iniciação geralmente dura um ano, e é preciso entregar um relatório parcial após seis meses e outro, final, após doze meses de pesquisa.

Posso participar de mais de um projeto de iniciação científica ao mesmo tempo?

Quando começar a iniciação científica?

Para começar uma iniciação científica é necessário que o candidato escolha seu objeto de estudo primeiro para desenvolver um projeto de pesquisa em parceria com seu orientador, deve-se prestar atenção para o projeto se adequar à linha de pesquisa do professor escolhido para enfrentar a jornada junto.

Para quem é indicada a iniciação científica?

De forma geral, a iniciação científica é indicada para todas as pessoas que querem aprender sobre metodologia científica e contribuir para o desenvolvimento da ciência.

Quais os critérios para um aluno conseguir uma bolsa de iniciação científica?

Para se candidatar o aluno e o professor orientador deverão atender aos critérios estabelecidos, tais como o professor ter vínculo com uma universidade que já tenha programa de IC e o estabelecimento de ensino onde será desenvolvida a pesquisa apresente condições adequadas ao trabalho.

É possível acumular uma bolsa de iniciação científica com uma bolsa de monitoria?

Não é permitida a acumulação de bolsas em qualquer dos Programas de Formação de Profissionais da Educação Básica regulamentados pela Lei no 11.273/2006.

Pode ter duas bolsas de pesquisa?

REGRAS PARA ACUMULAR A BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO (CNPq/CAPES) §1º É vedada a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento.

Qual a diferença entre PIBIC e Pibiti?

A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Enquanto no PIBIC se busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver (criar, inventar) um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado.

O que é Pibiac?

O Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural - PIBIAC/UFRJ visa promover e incentivar o desenvolvimento das vocações criativas e investigativas de alunos de graduação da UFRJ nas diferentes áreas artístico-culturais, mediante sua participação em projetos desta natureza ou que envolvam atividade artístico- ...

Quais são as três fases do planejamento de uma pesquisa?

Planejar a pesquisa é um extenso processo de previsão, que vai da pergunta de investigação até à divulgação dos resultados da pesquisa. A pesquisa científica é dividida em três etapas fundamentais e seqüenciais: a) Planejamento; b) Execução; c) Divulgação.

Para que serve a iniciação à pesquisa científica?

A iniciação científica (IC) é uma experiência que normalmente ocorre durante uma graduação, permitindo que os estudantes passem por um processo de aprendizado focado para uma linha científica da sua área, com metodologias e construção de soluções ou respostas para uma questão.

Para que fazer Iniciação Científica?

A Iniciação Científica quer incentivar a participação de estudantes em projetos de pesquisa científica e acadêmica, enquanto a tecnológica está mais voltada às atividades tecnológicas e de inovação, muitas vezes envolvendo participação de empresas e cursos tecnológicos.

Qual é o objetivo da Iniciação Científica?

Por isso, a iniciação científica tem dois objetivos principais. O primeiro é ajudar aqueles que têm uma inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada. O segundo é ajudar qualquer futuro profissional a aprender a pesquisar, buscar o conhecimento, e saber usá-lo para o aprimoramento.


Tudo sobre turismo e aventura