4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).

Qual é o masculino de alface?

Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).

É um omelete ou uma omelete?

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).

É a dó ou o dó?

O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.

E a personagem ou o personagem?

As duas formas são corretas. É uma palavra cujo género tanto é masculino como feminino, independentemente do sexo do ser que designa.

É uma quiche ou um quiche?

A palavra quiche, de origem francesa, no Brasil é considerada um substantivo de dois gêneros. Assim, podemos dizer 'a quiche', 'o quiche', 'uma quiche' ou 'um quiche'. Embora em Portugal, assim como na própria língua francesa, quiche seja um substantivo feminino, no Brasil é diferente. É o mesmo caso de 'omelete'.

E o própolis ou a própolis?

As duas formas são corretas, por mais estranho que pareça. Própolis é um substantivo de dois números e dois gêneros, ou seja, sua grafia não varia para masculino e feminino nem para singular e plural.

Porquê dó e masculino?

Devemos utilizar o substantivo masculino dó sempre que quisermos referir um sentimento de pena e compaixão que se sente por alguém, por alguma coisa ou por si mesmo, bem como um sentimento de grande tristeza, pesar e luto. Dó significa também a primeira nota musical da escala natural em modo maior.

Qual é o gênero de dó?

Dó é masculino e não abre: Tenho muito dó dos italianos obrigados a ficar em casa. O dó é nota musical.

É muita dó ou muito dó?

'Muito dó' ou 'Muita dó'? A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”.


Tudo sobre turismo e aventura