O ódio pela própria família contém uma grande contradição. Isso implica, de um modo ou de outro, odiar a si mesmo. ... Apesar disso, muitas pessoas experimentam uma sensação de falta de amor e rejeição por parte do grupo familiar. Corresponde a uma atitude adolescente, mas persiste em muitos adultos.

7 SINAIS DE QUE SUA FAMÍLIA É TÓXICA

O que fazer se sua família te odeia?

Não há diálogo, apenas ataque. Essa é a principal característica de uma relação familiar tóxica. O pouco diálogo ou até mesmo a falta dele mostra que, o desejo de resolver os conflitos não existe. “Eu comecei a ficar mais quieta, sempre fui de conversar, brincar com todos em casa.

O que fazer quando seus pais te ignoram?

Peça ajuda a outros membros da família. Só porque alguém o rejeita, não significa que outras pessoas vão fazer o mesmo. Se a rejeição for por parte de um dos seus pais apenas, peça ajuda ao outro. Você também pode contar com seus irmãos, tios e avós.

Quando você se afasta da família?

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

O que é família tóxica?

Família tóxica — ou família disfuncional — é um grupo familiar que gera sofrimento e angústia através dos seus comportamentos. Às vezes por meio de xingamentos e chacota, às vezes por meio de abuso.

Como agem pessoas tóxicas?

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Como lidar com a rejeição da família?

Chame a pessoa para conversar. O diálogo é fundamental para que se consiga entender os sentimentos um do outro. Faça o possível para manter uma boa relação com a sua família. Porém, caso o sentimento de rejeição já esteja instaurado, busque desvencilhar-se.

Como conviver com pais tóxicos?

Tente comportar-se de uma forma diferente daquela que tinha quando era jovem. Preste atenção aos hábitos e defesas que usa para gerir a sua ansiedade. Pergunte a si mesmo: “Do que tenho medo?” Lembre-se de que, embora possa sentir-se como uma criança quando está com os seus pais, você já não é uma criança.

Como conviver com uma mãe tóxica?

Para contrabalançar os efeitos negativos de ter uma mãe tóxica, tente construir laços mais fortes com outros membros da família, a começar pelos mais próximos. Converse com eles sobre como se sente em relação à sua genitora. Pergunte se eles sentem o mesmo e como lidam com a situação.

É errado se afastar da família?

Seus pais, irmãos, tios, avós podem, até mesmo sem que você perceba, afetar a sua saúde mental negativamente e para o resto da vida; e não é sua culpa não conseguir reagir a situações abusivas dentro de casa. Você também não deve se sentir mal por querer e buscar algum tipo de afastamento, seja ele físico ou emocional.

Quando é necessário se afastar dos pais?

Se uma criança fica magoada quando é acusada injustamente de algo que não fez, imagine o que se passa na cabeça de um adulto que é acusado injustamente. Qualquer pai ou mãe que se preze deve pensar muito bem antes de dizer, pois só assim poderá evitar muitos conflitos e, no limite, o afastamento total dos filhos.

Por que sinto vontade de me afastar das pessoas?

Sempre ocupada, a pessoa não tem tempo para se relacionar. Sua mente está sempre focada no trabalho, em seus afazeres e nas próximas pendências. Ela vive para cumprir obrigações e, por isso, acaba se afastando das pessoas queridas e de momentos de lazer.

Como calar uma pessoa irritante?

Tente ter empatia pela pessoa. Você pode encarar a situação pelo ponto de vista dela para manter a compostura. Imagine outra perspectiva por um segundo e tente entender por que a pessoa é tão irritante. Tenha empatia e mostre compaixão para manter a calma.

O que a rejeição dos pais pode causar?

Ansiedade e insegurança. Maior propensão a hostilidade e agressividade. Dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outras pessoas, pelo medo de sentir rejeição novamente. Dificuldade em dizer não.

O que fazer quando seu pais te humilha?

Mantenha distância. Procure afastar-se dessa pessoa se você sente que a presença dela na sua vida só deixa tudo pior. Reduza o tempo que passa ao lado do seu pai para prevenir novos traumas psicológicos. Caso apenas visite seu pai de vez em quando, converse com sua mãe e pergunte se pode parar de visitá-lo.


Tudo sobre turismo e aventura