Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

Faz necessário ou se faz necessário?

Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.

O que é Faz-se?

Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).

Pode se é certo?

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

FAZ ou FAZEM? Não erre nunca mais! | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?

FAZ ou FAZEM? Não erre nunca mais! | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

Pode-se citar ou podem se?

Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)

É necessário ou é necessária?

Se o sujeito não vier precedido de um elemento modificador – artigo e pronome, por exemplo -, a expressão não varia (é necessário). Exemplo: “É necessário (ter) paciência…”. A expressão varia (é necessária) quando o sujeito surge precedido de um elemento modificador: “É necessária a…”. Veja a explicação completa!

E precisa ou é preciso?

Neste caso, a expressão é preciso é impessoal e pressupõe a existência de um verbo a seguir. Contudo, é precisa paciência também é aceitável, se considerarmos que o sujeito de é preciso é o nome paciência, caso em que se deve fazer a concordância entre o adjetivo predicativo (preciso) e o sujeito (paciência).

Como se escreve fazem ou faz?

Significado de Faziam Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.

Fazem Ou faz?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Faz 3 dias ou há 3 dias?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Faz-se há?

O que é Far-se-á: Deve ser feito.

É necessário ou é necessária muita atenção?

É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.

É necessário muita ou é necessária?

– É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.

Fizeram-se presentes é correto?

O verbo fazer é aqui utilizado na sua forma pronominal, significando «tornar-se [...], vir a ser» (Infopédia, Priberam). Deste modo, fazer deverá ser encarado, neste contexto, como verbo copulativo1, potencial gerador, portanto, de predicativos de sujeito: «estes fatos se fazem/se tornam/estão presentes».

Faz-se chaves ou Fazem-se Chaves?

Quando o se é partícula apassivante, o sujeito vem normalmente a seguir ao verbo. Por exemplo: «dão-se cãezinhos», «fazem-se chaves», «vendem-se terrenos», etc.

Poderia se dizer ou poder-se-ia dizer?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Pode se existe?

Ambas as expressões existem e estão corretas em Língua Portuguesa, podendo ser usadas sem prejuízo de sentido, entretanto, há regras bastante específicas no que diz respeito à posição do pronome oblíquo se, presente nas duas versões.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Pode Dar-me ou pode me dar?

Pode usar uma ou outra forma, ou seja, ligando o pronome clítico ao verbo principal — dar — (1) ou ao verbo auxiliar (ou semiauxiliar, onde se integram os verbos modais dever e poder1) que, neste caso, ocorre da forma «Pode» (2): 1) Pode dar-me a sua opinião? 2) Pode-me dar a sua opinião?

Pode palavra?

Significado de Pode substantivo deverbal Ação de poder, de ter capacidade, direito ou autoridade para conseguir ou para realizar alguma coisa: ele não pode fazer este trabalho; ele tem todas as condições necessárias e pode se candidatar ao emprego.


Tudo sobre turismo e aventura