Como se aprende a argumentar?

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

Por que aprender a argumentar?

O interesse pela argumentação justifica-se pela compreensão de que os movimentos cognitivos-discursivos, inerentes à argumentação, caracterizam o processo argumentativo como de natureza eminentemente reflexiva e fundamental à construção do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.

Como argumentar exemplos?

Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.

São exemplos de textos argumentativos?

Para entendermos melhor o que são os textos argumentativos, vamos dar alguns exemplos: ensaios filosóficos que defendem uma ideia com argumentos; ensaios científicos que explicam propostas a partir de dados, estudos e provas; monografias históricas com visões de determinados fatos; artigos de opinião; manifestações de ...

Como se começa um texto argumentativo?

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

O que é uma argumentativa?

Significado de Argumentativo adjetivo Que possui argumento, razão através da qual alguém afirma ou se opõe a um fato. Relacionado com a exposição descritiva, clara e objetiva de um assunto. ... [Popular] Que se utiliza de argumentos para contrapor ideias: pessoa argumentativa.

Quais os tipos de argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O que é um texto descritivo exemplo?

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

O que é um texto expositivo exemplo?

O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. ... Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.

O que é um texto dissertativo exemplo?

Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.

Como colocar um exemplo na redação?

Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.

O que é Contra-argumento exemplos?

O contra-argumento consiste na refutação contra um argumento oposto. ... Argumento a favor do aborto: "o aborto é uma solução para a gravidez indesejada que evita que uma criança nasça em meios a graves problemas familiares, evitando que ela não seja criada por pessoas que não quiseram concebê-la".

Em que sentido argumentar é uma forma de gerenciar a razão e a emoção?

ARGUMENTAR é a arte de convencer e persuadir. CONVENCER é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. ... Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize.

O que é gerenciamento de razão?

A Arte de Argumentar Gerenciando razão e emoção nos insere num contexto real e cotidiano, uma vez que em todas as relações sociais, gerenciamos razões e emoções através de processos argumentativos. A argumentação consiste na capacidade de comunicar idéias e emoções através de mensagens convincentes e/ou persuasivas.


Tudo sobre turismo e aventura