O extrato de baunilha é obtido ao marinar as favas secas em álcool --em geral vodca, por conta de seu sabor neutro. Já a essência de baunilha, por sua vez, é produzida sinteticamente, com corantes e aromatizantes que se aproximam do produto original.

Como é feito a baunilha Castor?

O castóreo é gerado por duas glândulas situadas entre os órgãos genitais e o ânus dos castores. O aroma a baunilha resulta da dieta à base de folhas e cascas de árvore. Tem sido usado na perfumaria e na farmacologia, como estimulante e antiespasmódico. É ainda usado como um aditivo alimentar.

Como é feita a essência?

Essências são matérias-primas usadas para conferir aroma a alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, brinquedos entre outros. Têm como fonte os óleos essenciais extraídos de plantas, flores, frutas e animais, embora também possam ser produzidas sinteticamente.

O que tem a ver baunilha com castor?

A maioria das pessoas gosta do cheiro a baunilha. Acontece, porém, que esse odor pode não fazer lembrar a infância, mas sim algo completamente diferente – como os órgãos genitais de um castor. Isto porque o aroma a baunilha deriva do castóreo, secreção produzida por este animal.

Tem castores no Brasil?

Só existe uma espécie de castor – Castor fiber – mas duas subespécies: uma presente na Eurásia (C.f. fiber) e outra na América do Norte (C.f. canadensis).

Como se faz uma essência?

Corte as folhas da hortelã e coloque-as em um frasco, depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que pegue sol por duas semanas e, de vez em quando, dê uma mexida no frasco. Depois desse período a essência aromática estará pronta para uso.

Como é feito a essência do narguilé?

Conhecido popularmente como essência, o fumo para narguilé é feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados: encontra-se de frutas (como pêssego, maçã verde, coco), flores, mel e até mesmo coca-cola, vinho e Red Bull.

O que tem na essência de baunilha?

A “essência de baunilha”, muito encontrada nos mercados, é apenas a vanilina sintetizada a partir de outras plantas. As árvores madeireiras são as espécies mais usadas. Já o extrato de baunilha é produzido quando as favas são curtidas no álcool — geralmente vodka, que tem sabor neutro.

O que tem na baunilha?

Vale destacar que a baunilha (Vanilla planifolia) é uma planta da qual brota uma espécie de orquídea e o extrato de suas vagens possui o sabor, que é obtido por meio de imersão da fava em álcool. Isso resulta num extrato chamado vanilina, que é o responsável pelo famoso sabor presente em inúmeros alimentos.

Qual a diferença entre extrato de baunilha e essência de baunilha?

Há diferença entre extrato de baunilha e essência de baunilha? Caso já tenha se perguntado qual é a diferença entre extrato e essência de qualquer produto, a resposta é simples: extrato é natural; essência, artificial.


Tudo sobre turismo e aventura