Comunicação assertiva é a capacidade para recusar e elaborar pedidos, pedir favores, expressar sentimentos negativos e positivos e iniciar, continuar e terminar uma conversa comum. Sendo considerada como a defesa de direitos pessoais e a expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de forma direta e honesta.

O que é uma comunicação assertiva?

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

O que é comunicação assertiva no trabalho?

Comunicação Assertiva é a habilidade de expressarmos nossas ideias, pensamentos e necessidades de forma clara, objetiva e precisa, respeitando nossos direitos, sentimentos e sem agredir o modo de ser de outras pessoas.

Comunicação Assertiva - Parte 1

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar ideias e opiniões (positivas ou negativas) de um modo aberto, direto e honesto, mas sem desrespeitar os direitos e a individualidade do outro.

Comunicação Assertiva - Parte 1

Como ter um comportamento assertivo?

Para aprender a se comunicar de maneira assertiva, é preciso gerenciar as emoções. Para algumas pessoas, discernir seus processos emocionais já é o suficiente para que modifiquem a forma de se comunicar com os outros. Escrever um diário é a melhor forma de entender o próprio comportamento.

Quais são as características da comunicação assertiva?

No que respeita à linguagem não-verbal, o comunicador assertivo controla bem as suas emoções, apresentando uma atitude empática, uma postura correta e gestos moderados; mantém o contacto visual com o interlocutor e uma boa expressividade facial.

São exemplos de comunicação interna?

Um dos exemplos de comunicação interna mais antigos é a escrita. Que ganhou uma faceta moderna com mídias sociais e sistemas de conversas instantâneas. Como Skype, WhatsApp, Slack e email. Mas também podemos incluir, murais, comunicados e, até mesmo, memorandos.

Quando e como devemos utilizar a comunicação assertiva?

A comunicação é assertiva quando é feita de forma clara e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Mas quem se comunica também deve ouvir atentamente e se manter calmo, enquanto o outro fala. Assim, será possível criar um canal de comunicação eficiente entre quem transmite a mensagem e quem a está recebendo.

O que é ser assertivo?

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

O que é comunicação não assertiva?

Implica a violação dos próprios direitos, na medida em que o indivíduo que age de modo não assertivo não é capaz de expressar honestamente seus sentimentos, pensamentos e opiniões, permitindo, assim, que os demais violem seus sentimentos.

O que é assertividade no ambiente organizacional?

Dentre as várias formas de comunicação no ambiente de trabalho, a assertividade é a habilidade de expressar opinião de forma clara e objetiva respeitando o interesse de cada parte (emissor e interlocutor), a fim de garantir que as atividades sejam cumpridas de maneira correta e que seja preservada a boa relação ...

Como a assertividade pode melhorar a motivação no trabalho?

Adotar a assertividade como parte do seu comportamento irá te ajudar a melhorar sua autoestima e autoconfiança, o modo como se relaciona com as pessoas, consigo mesmo e conquista os seus resultados e, claro, a ter muito mais qualidade de vida tanto dentro como fora do trabalho.

Quais são as atitudes fundamentais relacionadas a assertividade?

Comunicação e relações sociais favorecidas; Admiração e respeito; Clareza no antagonismo; e. Controle de ansiedade.

Quais são os benefícios de uma comunicação assertiva?

A pessoa com a comunicação assertiva tem a capacidade de perceber o momento certo de falar e a forma de expressar o que pensa. Isso faz com que o outro pare para ouvi-la com respeito e consideração, mesmo que pense de modo contrário. Uma pessoa atenta à comunicação tem mais responsabilidade sobre o que fala.

Como uma comunicação assertiva pode contribuir na vida do indivíduo?

Ela é mais vantajosa porque evita conflitos, minimiza ruídos na comunicação facilitando a compreensão, permite relações construtivas, gera autoconfiança, autocontrole, segurança e reduz a ansiedade, o estresse e possíveis frustrações.

O que é ser assertivo no nosso Dia-a-dia?

Assertivo é um adjetivo relativo a qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo, como um comportamento ou ação, por exemplo. Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento.

O que é uma comunicação interna?

Comunicação interna é uma estratégia utilizada nas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.


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