Aberto, atencioso, receptivo. Há quem diga que o povo pernambucano é o verdadeiro diferencial de Pernambuco. Se estiver no ônibus, alguém vai puxar assunto e se oferecer para segurar sua bolsa, durante o trajeto. Ao entrar em uma loja, facilmente você escuta como vocativo um "meu amor" ou um "meu anjo".

Como as pessoas de Recife falar?

“Basculho”, “boyzinho”, “abestalhado”, “tabacudo”, “pirangueiro”, “xexeiro”, você sabe o significado dessas expressões? Se você mora ou já passou pelas quebradas de Recife e região, com certeza você conhece ou já ouviu falar. Essas são algumas expressões comuns no dicionário do Recifense.

Como os pernambucanos fala?

Suas características mais marcantes são o chiado, quando os fonemas /s/ e /z/ são pronunciados [ʃ] e [ʒ] em final de sílaba (assim como ocorre no sotaque carioca), e a não palatalização das letras "d" e "t" antes da semivogal /i/ (pronuncia-se "leiti" e não "leitchi").

Qual sotaque mais forte do Nordeste?

Ouça muita música nordestina. Primeiro porque tem aos montes e porque, durante o canto, a fala fica mais livre, mais natural, e você poderá ter uma boa ideia das diferenças. Um gravador será seu melhor amigo. Grave-se falando com o sotaque nordestino sempre que der.

Aprenda a falar pernambuques em 8 minutos

O dialeto nordestino central, também chamado simplesmente de "sotaque nordestino" (ouvir), é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões, sofrendo variações.

Aprenda a falar pernambuques em 8 minutos

O que o pernambucano gosta?

Os pratos típicos do estado revelam uma gastronomia sem igual que deixa qualquer um com água na boca. Alguns pratos não são nada leves como a buchada e o sarapatel. Os doces são de lamber os dedos como o bolo de rolo e a cartola. Para esse post usarei as versões de palavras nordestinas, afinal sou pernambucana.

Quais são os costumes de Pernambuco?

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA's da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.

O que os pernambucanos fazem?

Os quitutes mais conhecidos são, entre outros, o beiju ou tapioca, a feijoada à brasileira, o arrumadinho, o escondidinho, os caldinhos a exemplo dos caldos de sururu, camarão e peixe, a caldeirada, a moqueca pernambucana, a peixada pernambucana, o cozido, o chambaril, o charque à brejeira, o bredo de coco, o feijão de ...

O que significa Pantim no Nordeste?

Significado de Pantim substantivo masculino [Brasil] do N. Boato; notícia que póde assustar.

Qual o significado da palavra pantim?

Pantin é o termo que se usa para definir frescuras, chiliques, melodramas e etc. Famosamente conhecido no nordeste!

O que é galego gíria?

[Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Pessoa estrangeira; quem não nasceu no Brasil; gringa. [Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Quem tem os cabelos loiros e a pele clara; loira.

Como as pessoas do Nordeste falam?

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.

Como é o sotaque baiano?

O dialeto baiano ou baianês é um dialeto do português brasileiro, de origem na região Nordeste do país (na cidade de Salvador), e falado no estado da Bahia, além do sul de Sergipe e do extremo norte e nordeste de Minas Gerais, além de regiões limítrofes.

Quais as danças tradicionais de Pernambuco?

São inúmeros estilos de dança (e o Brasil é rico nessa diversidade), mas quando se fala em aula de dança popular em Pernambuco, os que mais vamos encontrar: frevo, maracatu, caboclinho, coco de roda, ciranda, cavalo marinho e xaxado, além de dança africana, que tem forte influência nos ritmos brasileiros.

Qual a fruta típica de Recife?

Tudo regado com suco de goiaba, abacaxi, manga ou graviola, frutas típicas da terra. Se a viagem coincidir com a época das festas juninas, à mesa não pode faltar pamonha, canjica de milho, pé-de-moleque e outras iguarias irresistíveis.

Qual a fruta mais consumida em Pernambuco?

Em Pernambuco, a exemplo dos demais estados do Brasil, o abacaxi é consumido quase que exclusivamente como fruta fresca, podendo ser encontrada facilmente em feiras livres, supermercados, centrais de abastecimento etc.


Tudo sobre turismo e aventura