Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".

Como elogiar no pronome neutro?

Segundo a proposta da linguagem neutra, as frases “O meu amigo é engraçado” e “Ela é bonita”, por exemplo, se transformariam em “Ê minhe amigue é engraçade” e “Elu é bonite”, respectivamente. Uma outra alternativa é utilizar “ile”/“dile” para substituir os pronomes binários.

Como falar linda em pronome neutro?

Para além do neopronome "elu", existem outras normas para a possibilidade da neutralidade de género na língua: como quando a palavra termina em “-o” no masculino ou “-a” no feminino, substituir-se a desinência por “-e” (ex: lindo, linda = linde), quando a palavra termina em “-co” no masculino e “-ca” no feminino, ...

Linguagem inclusiva SEM pronome neutro + DX — Eli Ríos

Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.

Linguagem inclusiva SEM pronome neutro + DX — Eli Ríos

Como agradecer em gênero neutro?

Isso fica bem claro quando usamos outras fórmulas de agradecimento que também deixam subentendida parte da frase. Homem falando: [fico-lhe] grato, [fico-lhe] agradecido; mulher falando: [fico-lhe] grata, [fico-lhe] agradecida.

Como usar pronome neutro elu?

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Quais são os pronomes LGBT?

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

O que diabos é pronome neutro?

Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.

Qual é o pronome neutro LGBT?

Para falar com pessoas de gêneros 'não-binários', o guia recomenda o uso dos artigos 'x/ile/dile', ao invés de 'a/ela/dela' ou 'o/ele/dele'. “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte 'qual o seu nome 'verdadeiro'?.

O que significa o pronome elu?

Elu (pronuncia-se êlu) é o pronome mais usado na linguagem não binária para substituir “ela” ou “ele”. Há, ainda, outras formas, como ilu (ilú) e el. Já os adjetivos ganham um “e” como vogal temática, proposta da comunidade LGBTQ+ justamente para evitar o binarismo de gênero gramatical.

Quando usar Todes?

As palavras "todos" ou "todas" seriam substituídas, da mesma forma, por "todes" ou "todxs". O objetivo é garantir a ampla fruição dos bens culturais, não permitindo que uma imposição de cima para baixo inviabilize ou dificulte o acesso à cultura.

Por que elu?

O pronome “elu” pretende representar, e incluir, na língua portuguesa as pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”. Equivale aos pronomes “ela” e “ele” existentes no idioma, mas numa forma neutra em género.

O que significa Ela dela LGBT?

A ideia é explicitar o gênero de preferência, por exemplo: Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro.

O que significa ELX DELX?

Pessoa que tem sentimento fluido de sua identidade de gênero. ... O gênero delx flui e isto não é algo que elx possa controlar.

Qual o meu pronome?

São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas; Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais.

Para que serve pronome neutro?

O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes, além do feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não binárias, que se mostram invisibilizadas pela atual forma que os pronomes se apresentam na nossa língua.

Por que ser contra o pronome neutro?

Argumentos contrários à Linguagem Neutra Outro ponto que recebe críticas são as mudanças de grafia com “x” ou “@”, que dificultam a leitura. Além disso, pessoas com deficiência visual que usam programas para ler textos seriam afetadas, pois os softwares não fazem a leitura de palavras escritas dessa forma.

Quem inventou o pronome neutro no Brasil?

Trata-se de um texto de autoria de Pri Bertucci, um autodenominado “artista social” que inventou, em 2014, por iniciativa própria, o pronome de gênero neutro “ile”.


Tudo sobre turismo e aventura