Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.

Que bactéria é essa Staphylococcus?

Staphylococcus ou estafilococos são um género de bactérias gram-positivas e um dos mais comuns patógenos do ser humano.

Quais as doenças causadas por Staphylococcus?

Pelo fato de poder ser encontrada naturalmente no organismo, principalmente na boca e no nariz, essa bactéria pode ser transmitida através do contato direto, gotículas presentes do ar por meio de tosse e espirros e por meio de objetos ou alimentos contaminados.

Aula: Microbiologia Médica #7 - Staphylococcus: Características gerais

O Staphylococcus aureus pode entrar no organismo por meio de ferimentos ou agulhas, principalmente no caso de pessoas hospitalizadas, que fazem uso de drogas injetáveis ou que precisam tomar injeções de penicilina regularmente, por exemplo, mas também pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto ...

Aula: Microbiologia Médica #7 - Staphylococcus: Características gerais

O quê Staphylococcus aureus pode causar?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.

Quais as principais doenças causadas por Staphylococcus epidermidis em humanos?

O principal tipo de infecção por S. epidermidis é a sepse, que corresponde à infecção no sangue, uma vez que essa bactéria pode entrar facilmente no organismo, principalmente quando o sistema imunológico está comprometido, além de poder estar associado à endocardite.

O que é a bactéria Staphylococcus epidermidis?

O Staphylococcus epidermidis é uma bactéria Gram positiva, coagulase negativa, que é parte da nossa flora normal. O microrganismo coloniza a pele humana e mucosas, notadamente as superfícies úmidas como as axilas, narinas, etc.

O que causa estafilococos na pele?

É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos. O diagnóstico pode ser confirmado pelo isolamento de S. aureus coagulase positivo.

Como se pega Staphylococcus coagulase negativa?

Olá, o Staphylococcus coagulase negativa não é uma doença sexualmente transmissível. Você não pegou essa bactéria de uma relação sexual. Essa bactéria faz parte da flora normal da pele, da região genital e da flora intestinal. Por ser flora normal, ela não precisa de qualquer tratamento.

Como tratar a bactéria Staphylococcus?

As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.

Como matar a bactéria Staphylococcus?

Como é feito o tratamento para eliminar a Staphylococcus aureus? No Brasil, a eliminação da bactéria em quadros graves é feita com uso de antibiótico injetável Oxacilina.

Como é a morte por sepse?

A sepse é a reação exagerada do organismo a uma infecção, prejudicando o funcionamento de seus próprios tecidos e órgãos, podendo ser fatal se não for identificada e tratada rapidamente. Antigamente, a sepse era conhecida como infecção generalizada.

O que é Staphylococcus na urina?

O Staphylococcus saprophyticus, ou S. saprophyticus, é uma bactéria gram-positiva que pode ser encontrada no sistema genital de homens e mulheres, sem causar qualquer sinal ou sintoma.

O que a bactéria Streptococcus pode causar?

Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.

O que pode causar uma septicemia?

A septicemia, também conhecida como sepse, é uma condição de resposta exagerada a uma infecção no corpo, seja por bactérias, fungos ou vírus, que acaba causando disfunção orgânica, ou seja, que dificulta o normal funcionamento do corpo.

Como se pega síndrome da pele escaldada?

Esta doença é causada por algumas sub-espécies da bactéria Staphylococcus, que entram no corpo através de um corte ou um ferimento e liberam toxinas que dificultam a cicatrização da pele e a sua capacidade de manter a estrutura, fazendo com que a camada superficial comece a descamar, semelhante a uma queimadura.

Qual a doença que solta a pele?

Chamada de dermatite de contato, a doença causa o ressecamento e descamação da pele.

Qual antibiótico para Staphylococcus epidermidis?

Entre os agentes mais comumente utilizados para tratar infecções por S. epidermidis resistentes à meticilina (MRSE) estão a vancomicina, a rifampicina, a eritromicina e a azitromicina.

O que é bactéria Staphylococcus Haemolyticus?

Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus haemolyticus, pertencentes ao grupo de estafilococos coagulase-negativa (ECN), são as espécies do gênero Staphylococcus mais isoladas de bacteremias hospitalares.

Como evitar contaminação por Staphylococcus aureus?

Não existe uma vacina para proteger as pessoas da bactéria. Por isso, a melhor e mais eficaz forma de evitar o contágio é lavar as mãos regularmente com água e sabão e não coçar espinhas, machucados e feridas. Manter uma alimentação saudável também é um grande aliado, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

O que significa contagem de colônias superior a 100.000 ufc mL?

O diagnóstico da ITU é representado pelo crescimento bacteriano igual ou acima de 100.000 unidades formadoras de colônia por mililitro (mL) de urina (100.000 UFC/mL), preferencialmente de jato médio, com adequada assepsia da região anatômica envolvida.

Como identificar Staphylococcus aureus?

As colônias de S. aureus podem ter pigmento amarelo ou amarelo-alaranjado, podendo apresentar hemólise. A coloração amarelada no S. aureus aparece mais pronunciada após incubação de 72 h em temperatura ambiente.


Tudo sobre turismo e aventura