ª pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo 'poder' como /possâmos/. O mesmo acontece com a conjugação do mesmo tempo e pessoa verbal das formas que referiu: deve dizer-se /façâmos/ e não /fáçamos/, /saiâmos/ e não /sáiamos/. (1) A forma verbal '(que) vós possais' caiu em desuso no Português padrão.

Como se escreve possamos ou Possemos?

Significado de Possemos Possemos vem do verbo possar. O mesmo que: possamos.

É correto falar possamos?

Significado de Possamos substantivo deverbal Ação de poder; ato de ter capacidade ou possibilidade de realizar alguma coisa: o dinheiro é necessário para que possamos ter uma boa vida. Ação de estar autorizado a: o diretor deu a permissão para que possamos realizar o projeto.

Para que ele possa ou poça?

Possa ou poça Ambas as palavras estão corretas e existem na língua portuguesa, porém possuem grafia, pronúncia e significados diferentes. Possa, como dito, é referente ao verbo poder, utilizado neste tempo verbal para indicar hipóteses, desejos e suposições.

O que é podermos?

Podermos vem do verbo poder. O mesmo que: conseguirmos, lograrmos, suportarmos, aguentarmos, tolerarmos, expormos.

Como se escreve a palavra tenhamos?

Significado de Tenhamos Tenhamos vem do verbo ter. O mesmo que: experienciemos, efetuemos, definamos, tragamos, ocupemos, apresentemos, hajamos, julguemos, conservemos.

Onde pudemos ou podemos?

Podemos está no presente do indicativo. Indica uma ação que está no tempo presente: Hoje podemos jogar. Pudemos está no pretérito perfeito do indicativo. Indica uma ação que está no tempo passado: Ontem pudemos jogar.

O que é possuímos?

Significado de Possuímos Possuímos vem do verbo possuir. O mesmo que: dominamos, houvemos, havemos, tivemos, temos, encerramos.

Para que eu possa ou pra que eu possa?

“Sempre que possa”, na construção citada, é uma oração subordinada adverbial temporal. Designa uma ação eventual, ou seja, que pode ocorrer ou não. O “posso” traduz a certeza dessa ocorrência; o “possa”, uma confiança menor nela.

Pode e possa?

Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.


Tudo sobre turismo e aventura