A forma correta é vendesse. Vendesse e vende-se, formas do verbo vender, pronunciam-se de forma diferente. Vendesse é uma forma do pretérito imperfeito do conjuntivo.

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Porque Vende-se é errado?

Por que o verbo está no singular em “vende-se”? A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito.

Qual a diferença entre a princípio ou em princípio?

Há diferença entre as duas expressões, sabia? A grande maioria dos falantes não distingue uma expressão da outra. No entanto, em princípio significa 'em tese', 'teoricamente', enquanto a princípio é sinônimo de 'inicialmente', 'no começo', 'no princípio': 1.

Está à frente ou está à frente?

Na expressão 'à frente', a crase ocorre, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina. Exemplos: Estou à frente dos negócios da minha família.

Quando o uso do artigo é facultativo?

a) É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b) Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.

O que é um caso facultativo?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

É correto dizer Vendem-se?

Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).

Porque é junto ou separado?

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Faz cinco anos que não a vejo?

A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular. Da mesma forma dizemos: Você não a vê faz três anos.


Tudo sobre turismo e aventura