A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Como escreve a cinco anos?

Convém explicar melhor. Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.

Como se escreve a 4 anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Como se escreve a 3 anos atrás?

Afinal, ao usarmos o verbo 'haver' já estamos indicando o tempo decorrido, algo que 'atrás' também faz, ou seja: você escreve duas vezes a mesma ideia. Portanto, para evitar a repetição da ideia do tempo que se passou, escreva apenas 'há alguns anos' (sem o 'atrás') ou então 'alguns anos atrás' (sem o 'há').

Como se escreve há dois anos atrás?

Portanto, independente do período – horas, dias, meses ou anos, há duas formas corretas para essa construção: “há dois anos” ou “dois anos atrás”, orienta a professora.

Que ano era a cinco anos atrás?

Lance! Lance! Você se lembra como era o seu time cinco anos atrás? Com toda a rotatividade de jogadores no futebol brasileiro, muitas das principais equipes do país não têm sequer um representante do time que disputou a temporada 2014.

Quanto à ou a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Como usa a?

Quando se usa a? A palavra “a” pode ter diversas classificações dependendo do contexto. Costuma estar em várias locuções e, por isso, seu uso é muito versátil. Usamos “a” como artigo definido feminino singular, ou seja, para especificar um substantivo feminino em determinado contexto.

Como se usa o A?

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).

Foi dois anos ou Foram dois anos?

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.


Tudo sobre turismo e aventura