De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: 'entre mim e você' ou 'entre mim e ti'! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal. Obedecendo a esse princípio, a segunda oração está adequada!

Quando se usa para é pra?

Ao escrever, devemos optar pela forma 'para', exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma 'pra'.

O que vem primeiro eu ou você?

Sempre soube que o correto era o pronome eu por último, mas meu professor me deixou em dúvida. Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

É de mim ou de eu?

O correto é : 'Tinha uma foto de MIM na academia' O MIM é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim. Exemplo: 'Ela foi fazer aquele trabalho para mim' 'De EU'não existe! Ao contrário do que muita gente pensa, o EU sempre vem sempre antes do verbo determinando uma ação.

Qual é o certo pra ou para?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal.

Qual é o certo eu e ele ou ela e eu?

Agora por uma questão de delicadeza: quem pronunciar em primeiro lugar o pronome eu, põe mais em evidência a sua própria pessoa; quem proferir em primeiro lugar ela, põe mais em evidência a outra pessoa. Pode surgir determinada situação em que, por cavalheirismo, seja conveniente falar deste modo: «Ela e eu…».

Qual é o certo é eu ou sou eu?

Uma gota de gramática No 1º caso, temos um pronome relativo - quem - funcionando como sujeito da oração (subordinada): Sou eu / quem recebe os convidados. Nesse caso, há duas possibilidades de concordância: ⇢ concorda com o sujeito quem, ficando na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem recebe os convidados.

Qual é o certo eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Para que serve o sinal de aspas?

Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.

É correto falar fulano e eu?

No meu português nordestino, eu e fulano fomos à praia está correto. Todo mundo diz e pronto. Não é errado, não é uma questão de gramática, nem de nada, que os espanhóis digam assim. Aliás, em Portugal também usa-se.

Sou eu que ou eu quem?

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

Como eu sou ou como sou?

Sou eu quem faz ou sou eu que faz?

Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.

Porque colocar eu na frente do nome?

Quando no sujeito composto há um da 1. ª pessoa do singular (eu), é boa norma de civilidade colocá-lo em último lugar: Carlos, Augusto e eu fomos promovidos.

Quando usar eu no final da frase?

NO FINAL DE FRASE = DEPOIS DE PREPOSIÇÃO - o EU é sempre sujeito, então nunca use EU depois de preposição (PARA, DE, POR, A). Isso geralmente acontece no final das frases, mas pode também ocorrer em outras partes: Isso já foi entregue para MIM.

Quanto a mim ou enquanto a mim?

As duas hipóteses existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, têm significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra enquanto, escrita de forma junta, transmite a ideia de tempo, proporção e conformidade.

É igual a mim ou igual a eu?

No entanto, a supressão da preposição, em algumas circunstâncias, soam mais adequadas. Por exemplo: 'Meu filho faz igual eu'. Neste caso, subentende-se que meu filho faz igual eu faço. Ou seja, por se tratar de um verbo o elemento oculto, é exigível o uso do pronome reto 'eu', e não do seu correspondente oblíquo.

Quando abrir e fechar aspas?

As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas.

Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradece?

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

Foi eu que ou quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.


Tudo sobre turismo e aventura