A CETESB é responsável pelo licenciamento de geradores com potência inferior a 10 MW e que serão instalados em indústrias. Para residência, o licenciamento é feito pela Prefeitura do município. Os geradores com potência superior a 10 MW devem ser licenciados pela Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB.

Qual CNAE precisa de CETESB?

​Para quais atividades é exigido o licenciamento ambiental? Quando o cliente for requerer crédito acima de R$ 10 milhões é exigida a licença ambiental de operação para todas as atividades da unidade matriz e filiais constantes no cartão CNPJ, CNAE principal e secundários, das unidades de operação.

O passo a passo para fazer o Licenciamento Ambiental - PLA CETESB

Como saber se a empresa precisa de CETESB?

Acesse o site da cetesb.sp.gov.br na aba licenciamento, ele informa as atividades obrigadas a tirar as licenças e todo passo a passo para adquiri-las.

Qual o CNAE de consultoria ambiental?

O código é o 7020-4/00.

Quem dá o licenciamento ambiental?

A competência para a condução do licenciamento ambiental pode ser da União, Estados ou Municípios. Os empreendimentos e atividades, no entanto, são licenciados por um único ente federativo. O Ibama é o órgão executor do licenciamento ambiental de competência da União. A Lei Complementar nº 140/11, art.

O que é dispensa de licenciamento ambiental?

Ocorre nos casos em que o tipo de empreendimento ou atividade não requer licenciamento ambiental, ou, quando o licenciamento não compete ao Órgão Ambiental Estadual, conforme critérios próprios de cada órgão.

Precisa de licença para fazer represa?

A licença da barragem, tem como objetivo dimencionar a barragem, fazer levantamento construtivo, e ver a respeito de sua estabilidade. Esta licença pode ser enquadrada em diferentes categorias dependendo de suas dimensões. A Outorga da barragem é um pre-requisito obrigatório para o licenciamento da barragem.

É possível obter a licença de operação antes da licença de instalação?

As licenças prévia, de instalação e operação poderão ser emitidas sequencialmente ao longo das etapas ou fases do empreendimento, enquanto as autorizações ambientais, licença única e licença simplificada poderão realizar todas essas fases simultaneamente, gerando apenas um documento.

Qual tipo de empresa precisa de licença ambiental?

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, todo empreendimento, potencialmente poluidor, precisa de Licença Ambiental para funcionamento. Essas normas valem tanto para empreendimentos de pequeno porte até as grandes indústrias.

Qual a importância para uma empresa em ter a licença ambiental?

Objetivo do licenciamento ambiental As licenças ambientais possuem como principal objetivo, a verificação da regularidade de um negócio em relação à legislação vigente assegurando que as atividades serão exercidas dentro dos parâmetros legais, de forma a minimizar ou evitar os impactos ambientais.

Quem não precisa de licenciamento ambiental?

Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE) – quando o licenciamento não compete ao órgão ambiental estadual, conforme critérios específicos de cada órgão, pode-se requerer a Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual, caso seja necessário comprovar essa situação.

Qual a validade da dispensa ambiental?

Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual DLAE: prazo de 10 (dez) anos. Renovável a critério do Órgão Licenciador; Autorizações Ambientais: mínimo 06 (seis) meses, máximo 02 (dois) anos.

Qual não necessita de licenciamento ambiental?

Também ficarão dispensadas de licenciamento ambiental as atividades militares; as obras emergenciais de infraestrutura; pontos de entrega de produtos abrangidos por sistemas de logística reversa (eletrônicos, por exemplo); usinas de triagem de resíduos sólidos; pátios, estruturas e equipamentos para compostagem de ...

Quem é competente para propor a audiência pública em matéria de licenciamento ambiental?

É competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais. Um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.

Quais os procedimentos para ser concedido um licenciamento ambiental e para que serve?

Segundo Édis Milaré, o licenciamento ambiental prevê, no mínimo, 5 fases: a primeira corresponde ao requerimento da licença e seu anúncio público; a segunda, se houver necessidade da elaboração do EIA/RIMA[1], se identifica pelo recebimento do EIA/RIMA, se não houver necessidade, por estudo similar, e solicitação de ...


Tudo sobre turismo e aventura