Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

O que é uma gestão inclusiva?

Implantar uma cultura de respeito mútuo e ter um bom plano de diversidade fazem parte de uma gestão inclusiva. ... Nas organizações, trabalhar com a diversidade é batalhar para que seja propiciado um ambiente adequado e confortável para todos os empregados.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Gestores escolares conscientes da necessidade de mudanças para construção da educação inclusiva são responsáveis por assegurar a acessibilidade aos alunos que têm necessidades educacionais especiais, eliminando barreiras arquitetônicas urbanísticas, no transporte escolar e nas formas de comunicação.

O que é gestão inclusiva?

Deste modo, discutir a gestão humanizada e a gestão inclusiva, em palavras diferentes querem dizer respeito à mesma coisa, às mesmas garantias e buscam em comum atender as necessidades de pessoas distintas, respeitando suas diferenças.

Conheça a Gestão Inclusiva

No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Conheça a Gestão Inclusiva

Como é um planejamento de aula?

O planejamento de aula é um documento no qual está registrado tudo o que se pretende fazer durante a aula. Desde o tema inicial até o que se espera do aluno ao final das atividades, o planejamento de aula funciona como um roteiro que deve ser seguido para alcançar os objetivos traçados inicialmente.

Qual é o objetivo da inclusão?

A inclusão promove a diversidade. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos e alunas nas instituições de ensino. O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Qual o papel da gestão pedagógica na inclusão escolar dos alunos surdos em classes escolares regulares?

O gestor escolar que se propõe a atuar numa prática inclusiva envolve-se na organização das reuniões pedagógicas, desenvolve ações relacionadas à acessibilidade universal, identifica e realiza as adaptações curriculares de grande porte e fomenta as de pequeno porte, possibilita o intercâmbio e o suporte entre os ...

Qual é o papel da gestão escolar frente as adaptações necessárias para um atendimento eficiente aos estudantes com deficiência?

O PAPEL DO GESTOR FRENTE À INCLUSÃO. Os alunos com NEE têm direito a uma escola acessível e o gestor tem o papel de construir condições para que a escola garanta este direito, quando se pensa em acessibilidade, não é apenas nas condições físicas, pois em todas as condições, inclusive nas condições pedagógicas.

Qual o papel do gestor escolar é seu maior desafio?

O grande desafio do gestor aqui é equilibrar as necessidades de toda a equipe, valorizando cada um em sua função, dando apoio à busca de conhecimento e formação contínua específica para cada tipo de profissional.

O que é inclusão humanizada?

O que é a Inclusão Humanizada Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos que trabalha com o objetivo de servir como uma ponte para os autistas e o mercado de trabalho, conforme descrito por eles próprios em suas redes sociais Instagram e Facebook (aproveite para segui-los por lá).

Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais são os pilares da educação inclusiva?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.

Quais são os princípios da inclusão social?

Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...

Qual o objetivo de trabalhar a inclusão na educação infantil?

Trabalhando a inclusão na Educação Infantil Como mencionado no tópico anterior, a inclusão na Educação Infantil é uma ação social e cidadã muito importante, pois ajuda diretamente as crianças com necessidades especiais e também promove um aprendizado valiosíssimo para todos os alunos, que é o respeito às diferenças.

Qual o objetivo da educação inclusiva na educação infantil?

A educação inclusiva, na educação infantil, deve transformar as escolas de modo que se tornem espaços de formação e de ensino de qualidade para todos, buscando incluir crianças com necessidades educacionais especiais.

Como elaborar atividades para alunos especiais?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Quais são as atividades adaptadas?

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com necessidades especiais. ... A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.


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