Estádio de Botões Florais (Bn) B1: Essa fase se inicia quando há o surgimento do primeiro botão floral no algodoeiro. B2: Ocorre o aparecimento do primeiro botão floral no segundo ramo frutífero. B3-n: Há o surgimento do primeiro botão floral no terceiro ramo frutífero.

Como ocorre o aparecimento dos botões florais e a abertura das flores do algodão?

O surgimento dos botões florais e a formação das flores são função do crescimento vegetativo, devido ao aparecimento sucessivo de ramos frutíferos e de pontos florais nos ramos existentes.

Quais são as fases do algodão?

Durante esta fase, a raiz deve crescer de 1,2 a 5 cm por dia, se não houver impedimento. ... A relação parte aérea/raiz, que é de 0,35 aos 12 dias após a semeadura, cai para 0,15 aos 80 dias (McMICHAEL, 1990). Nesta fase desenvolvem-se nós e internós, podendo haver início de crescimento de um ou mais ramos vegetativos.

Como o algodão chegou no Brasil?

A construção de estratégias de manejo de alta performance é facilitada quando dividimos o desenvolvimento da cultura do algodão em cinco fases: semeadura à emergência, vegetativa (V), botões florais (B), florescimento (F) e da abertura dos capulhos à colheita (C). Cada etapa demanda cuidados específicos.

Vídeo Aula 2 - Cultivo de Algodão

A produção comercial no País começou no século 18, nos estados da Região Nordeste. Em 1760, o Maranhão exportou as primeiras sacas de algodão para a Europa, dando início ao plantio do tipo arbóreo perene, que tem fibras mais longas. Rapidamente, o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais.

Vídeo Aula 2 - Cultivo de Algodão

Quando começou o ciclo do algodão no Brasil?

O ciclo do algodão no Brasil foi um dos ciclos econômicos do país e aconteceu entre meados do século XVIII e o começo do século XIX. O período ocorreu entre o declínio da extração do ouro e o começo da expansão da cafeicultura nacional. A industrialização brasileira teve início, a partir da exportação algodoeira.

Como se expandiu o algodão?

O algodão começou a migrar do Sul e Sudeste para a região central do Brasil no início dos anos 2000, a partir do Mato Grosso, após o declínio da produção nos anos 1980 e 1990, em decorrência do surgimento do bicudo do algodoeiro e de fatores econômicos.

Quantos dias dura o ciclo do algodão?

O ciclo da cultura do algodão, dependendo da cultivar, pode variar de 130 a 220 dias. No desenvolvimento fenológico do algodoeiro existem principalmente duas fases, a vegetativa e a reprodutiva, e podem ocorrer concomitantemente.

O que é estágio fenológico?

Estádio fenológico Vegetativo: Este estádio é conhecido como “cotilédone ajoelhado”, onde os cotilédones se encontram visíveis acima da superfície do solo e começam a se separar, neste momento também pode ser observado a presença de folhas primárias.

Como é a reprodução do algodão?

O ciclo da cultura do algodão Ciclo da cultura pode variar entre 130 a 220 dias de acordo com a cultivar. Além de que, no desenvolvimento do algodoeiro existem as fases vegetativas e reprodutivas na planta, e algumas dessas fases podem ocorrer ao mesmo tempo. Na parte reprodutiva, os botões darão origem às flores.

Qual o ciclo da cultura do algodão?

Depois de plantado, o ciclo do algodão demora de 130 a 220 dias (de 4 a 6 meses e meio) de acordo com a cultivar escolhida, neste período, o ideal é que a cultura do algodoeiro receba muito sol, com temperaturas médias mensais superiores a 20ºC e que as chuvas, no período vegetativo, fiquem entre 500 a 1500 mm.

Como é o processo de formação da fibra de Gossypium Hirsutum l?

Após a emergência o algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) inicia-se o desenvolvimento vegetativo com formação de folhas que tem com principal função a interceptação da luz solar e produção de fotoassimilados. O sistema radicular do algodoeiro cresce em comprimento até a época do florescimento.

Quais os objetivos do melhoramento genético do algodão?

Segundo Freire et al. (2008), os programas de melhoramento do Brasil, assim como os de outros países produtores, possuem como objetivos comuns o aumento de produtividade e do rendimento de fibra, e a obtenção de fibras mais finas, resistentes e uniformes.

Quais são os fatores que atrapalham o desenvolvimento do sistema radicular do algodão?

A absorção de nutrientes pode ser limitada tanto pelo menor crescimento do sistema radicular como também pela redução da atividade radicular causada por fatores físicos e químicos do solo (Carvalho et al., 2001).

O que significa a palavra fenologia?

[ Ecologia ] Estudo de fenómenos ou processos biológicos periódicos (por exemplo, a floração, a frutificação, as migrações), na sua relação com o clima e as condições ambientais.

O que é fenologia de uma cultura?

A fenologia representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes etapas: germinação, emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento, frutificação, formação das sementes e maturação.

Qual a importância da fenologia?

A fenologia contribui para o entendimento da regeneração e reprodução das plantas, da organização temporal e dos recursos dentro das comunidades, das interações planta-animal e da relação da historia de vida dos animais que dependem das plantas para alimentação.

Quando é plantado o algodão?

Minas Gerais: Plantio entre novembro e março. Colheita entre maio e agosto; São Paulo: Plantio entre outubro e dezembro. Colheita entre abril e junho.

Quantos kg de algodão por hectare?

Serão necessárias 18.333 g ou 18,34 kg de sementes de algodão por hectare. Vale ressaltar a importância de respeitar o arranjo espacial na semeadura do algodão, pois a cultura é suscetível à competição entre plantas, podendo apresentar menor produtividade.

O que produz o algodão?

O algodão é uma fibra usada para fazer tecidos e outros produtos. Ele cresce em plantas semelhantes a arbustos, os algodoeiros, que pertencem à família das malvas, da qual faz parte também o quiabo. ... Suas fibras dão origem a tecidos, e de suas sementes se extrai um óleo.

Quais os subprodutos do algodão?

A cultura do algodão é capaz de originar diversos produtos, desde os diretos como a pluma e o óleo, até os subprodutos como o caroço, casca, torta e farelo de algodão.


Tudo sobre turismo e aventura