Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

Como saber a fórmula molecular de um hidrocarboneto?

Observação: Todo hidrocarboneto termina com o sufixo “o”. O que diferencia um hidrocarboneto do outro é o infixo, que indica o tipo de ligação. No caso dos alcanos, o infixo é “an". Fórmula Geral: CnH2n + 2 (em que n = qualquer número inteiro).

Qual a estrutura molecular?

A montagem de uma fórmula molecular envolve o conhecimento da necessidade inerente aos elementos envolvidos na substância de ganhar elétrons. Quando um composto é originado a partir de ligações covalentes, a fórmula que o representa é denominada fórmula molecular.

O que é uma fórmula molecular?

A estrutura molecular é formada pelo agrupamento de diversas moléculas constituídas, por sua vez, por um número limitado de átomos fortemente ligados entre si, através de ligações covalentes. Em alguns casos, é possível constatar a presença, também, de ligações iônicas.

Como determinar a FÓRMULA MOLECULAR de um HIDROCARBONETO.

A fórmula molecular é aquela que mostra quais são os elementos que formam determinada substância e o número exato de átomos de cada elemento que está presente em uma molécula dessa substância.

Como determinar a FÓRMULA MOLECULAR de um HIDROCARBONETO.

Como representar uma molécula?

Representação gráfica da disposição espacial dos átomos em uma molécula. A fórmula estrutural é uma das três formas (as outras são fórmula molecular e eletrônica de Lewis) da química orgânica cujo intuito é representar graficamente uma molécula.

Como montar ligações químicas?

Para que os átomos possam se ligar, é necessário que eles envolvam seus elétrons da camada de valência, seja doando-os para outro átomo, como no caso da ligação iônica, seja compartilhando-os com outro átomo, como no caso da ligação covalente.


Tudo sobre turismo e aventura