Massa específica a madeira do ipê-amarelo é densa (0,80 a 1,00 g. cm³), a 15% de umidade. Cor: o alburno é claro e o cerne levemente rosa. Características gerais: superfície lisa ao tato, irregularmente lustrosa; aspecto fibroso atenuado; textura média; grã irregular ou reversa; gosto e cheiro indistintos.

Como diferenciar ipê pela Folha?

Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.

Como identificar madeira ipê?

Características sensoriais: cerne e alburno distintos pela cor, cerne pardo ou castanho com reflexos amarelados ou esverdeados, alburno branco-amarelado; superfície sem brilho; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade alta; dura ao corte; grã irregular a revessa; textura fina.

Como é a madeira do ipê roxo?

Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.

Ipê - Tipos de Madeira

Características da Madeira Cor: alburno é de coloração branco-amarelada ou creme. Cerne amarelo-escuro a marrom-oliva ou amarelo, até castanho-esverdeado. Características gerais: textura fina, grã obliquo a entrelaçada, com aparência suave. Durabilidade natural: alta durabilidade e resistente ao ataque de cupins.

Ipê - Tipos de Madeira

Quanto tempo dura a madeira ipê?

Características da madeira de ipê O material é, de fato, muito resistente: os decks e revestimentos exteriores fabricados de ipê podem durar mais de 30 anos.

Em que costuma ser usada a madeira do ipê?

Ipê A madeira de possui elevado peso e dureza, sendo muito resistente a fungos e cupins. Sendo utilizada para a fabricação de móveis de luxo, instrumentos musicais e também na indústria naval.

Como descobrir o tipo de madeira de um móvel?

Dê uma olhada nos lados e embaixo do seu móvel. Se ele tiver verniz, você poderá vê-lo pela lateral e verá ele seguir até chegar na parte frontal da peça, geralmente cobrindo esta última parte também. Há também uniformidade da cor da madeira nas bordas e junções.

Como identificar madeira antiga?

Se a madeira apresentar entalhes ou cortes, provavelmente foram feitos com alguma espécie de plaina ou corta-chefe. Marcas retas de serra também indicam que a peça é antiga. Se a madeira mostrar marcas circulares ou em forma de arco, foi cortada por uma serra circular, que só começou a ser utilizada por volta de 1860.

Qual a melhor madeira angelim ou ipê?

A MADEIRA ANGELIM também é uma ótima opção e possui um perfeito acabamento. ... Ou seja, é uma madeira que não estraga com o passar dos anos e raramente sofre ataques de pragas como cupins. A principal vantagem da Madeira Angelim em relação a outras espécies de madeira com certeza é o seu custo benefício.

Qual madeira mais resistente à chuva e sol?

As madeiras naturalmente resistentes que estão comercialmente disponíveis incluem gafanhoto negro, teca, ipê, sequoia da Califórnia e cipreste calvo. Estes têm a maior resistência a apodrecer ao longo do tempo.

Quanto custa o metro da madeira ipê?

O ipê também pode ser utilizado em obras pesadas da construção civil como pontes e dormentes ferroviários. Assim como o preço do assoalho em cumaru, o de ipê também encontra-se na faixa dos R$300 o metro quadrado.

Como é a folha de ipê?

As folhas, de coloração verde-escura, são opostas, decícuas, compostas, digitadas, longamente pecioladas e com os bordos serrilhados. Cada folha é composta por 5 a 7 folíolos, glabros, com ápice agudo. A flor, roxo-violácea, é pouco pilosa. São muito abundantes, nascendo nos ramos ainda sem folhas, com lenho adulto.

Qual o tipo de madeira mais barata?

Pinus. Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável. Sua coloração é mais clara, com tonalidade que lembra o Marfim.

Como saber se a madeira e imbuia?

Principais características da Madeira Imbuia! Trata-se de uma madeira substancialmente dura ao processo de corte. É ainda uma madeira relativamente pesada, com uma densidade de cerca de 0,65 g/cm³ Seu cheiro também evidente, mas é absolutamente agradável e bastante único. Já seu gosto, é considerado amargo.

Como saber se madeira e maciça?

A madeira maciça é uma peça natural, sem o acréscimo de aglomerados ou fibras sintéticas, é a dita madeira pura. Este material é procurado quando há a necessidade estrutural, pois é um material que possui um volume maior e alta resistência.

Como saber se madeira e MDF?

O MDF (Medium Density Fiberboard, que significa painel de fibras de madeira de média densidade) é feito de fibras de madeira compactadas com resina. Já o MDP (Medium Density Particleboard, que significa painel de partículas de madeira de média densidade) tem partículas maiores compactadas no seu núcleo.

O que fazer com madeira de ipê?

Principais Usos da Madeira Ipê Esse é o material ideal na estrutura de obras, em ambientes externos e até mesmo em pequenos detalhes decorativos. Pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, instrumentos musicais, etc.

O que é a madeira ipê?

Observação: a Madeira de ipê pertence ao grupo de espécies do gênero Tabebuia que produzem Madeiras pesadas, duras, de coloração pardo-acastanhada, com seus vasos obstruídos por ipeína (substância de cor amarela-esverdeada). Dentre essas espécies, pode-se mencionar Tabebuia ochraceae (Cham.)


Tudo sobre turismo e aventura