Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. ... Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.

Como funciona uma estação de tratamento de água e esgoto?

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

Quais são as principais etapas do seu tratamento?

O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado.

Estação de tratamento de água - como funciona?

O que faz uma ETE?

ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Como é o processo de tratamento da água?

Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. ... Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

Como é feito o tratamento da água?

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

O que devemos fazer para tratar a água?

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

Qual a etapa seguinte a floculação?

Decantação – Esse estágio consiste no momento em que os flocos, formados na etapa anterior, depositam-se ao fundo do tanque. Filtração – Nesta etapa, a água percorre os filtros formados de carvão, areia e pedra para que as partículas resultantes da etapa anterior fiquem retidas.

Como se chama a água proveniente de uma ETA?

Origem da Água A água dessas diversas fontes hídricas, que é bombeada e tratada pela ETA FUSATI, é chamada de água bruta.

Como a água fica antes e depois do tratamento?

As últimas etapas do tratamento de água são a desinfecção e a fluoretação. A partir do momento a água vai ser armazenada em um reservatório de água tratada e a seguir será distribuída para a população. ... No momento, a Estação de Tratamento está 25% concluída.

Qual a diferença de coagulação e floculação?

A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar. ... Essas águas tratadas são encaminhadas para as residências, indústrias e outros estabelecimentos para serem consumidas.

Qual é a importância do tratamento da água?

Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Quem pode ser responsável por uma ETE?

A Plenária, consensualmente, aprovou o entendimento de que todas as empresas que atuam no tratamento, saneamento e controle de qualidade de água (ETA/ETE), deverão ter um profissional químico como responsável técnico para cada uma das estações de tratamento.

Qual a diferença de uma ETE para uma Eee?

Ao contrário das ETE's que tratam os efluentes, as ETA's tratam a água antes de seu consumo. Este tipo de estação, capta água de poços artesianos, rios, lagos e quaisquer outras fontes naturais, superficiais ou subterrâneas.

Qual é a diferença entre uma ETA é uma ETE?

As Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) são extremamente importantes para solucionar o problema de poluição das águas. Tomando os devidos cuidados básicos na implementação das estações, só haverá benefícios para a população e o meio ambiente.

O que ocorre depois da floculação?

Decantação: Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.

O que é o processo de floculação?

Floculação é um processo de agregação de partículas de duas etapas no qual muitas partículas pequenas formam poucos flocos grandes. Pequenas partículas geralmente possuem cargas de superfície negativas que impedem a agregação e a estabilização (1a).

O que acontece no processo de floculação da água?

Armazenado em um tanque aberto, o processo de floculação se dá quando pás motorizadas promovem o giro da água, de forma muito lenta, propiciando que as partículas se unam, formando os flocos de impurezas.

Como tratar a água para o nosso consumo?

Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.


Tudo sobre turismo e aventura