A Lei de Direitos Autorais serve para assegurar aos artistas que têm suas obras compartilhadas na rede que seus direitos estão sendo respeitados. ... O acesso à cultura, à informação e ao conhecimento é garantido através das exceções presentes na Lei 9.610/98, a LDA.

Para que serve os direitos autorais?

Direitos autorais são os direitos que todo criador de uma obra intelectual tem sobre a sua criação. Esse direito é exclusivo do autor, de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal. Está definido por vários tratados e convenções internacionais, entre os quais o mais significativo é a Convenção de Berna.

Quais são os direitos autorais?

Direito autoral ou direito de autor é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa usufruir de quaisquer benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.

O Que São Os DIREITOS AUTORAIS?

Em muitos países, quando uma pessoa cria uma obra original que é exibida em um meio físico, ela possui automaticamente os direitos autorais da obra. Como detentora dos direitos autorais, a pessoa tem o direito exclusivo de usar a obra. Na maioria das vezes, apenas o proprietário dos direitos pode autorizar o uso dela.

O Que São Os DIREITOS AUTORAIS?

Como funciona a lei de direitos autorais na internet?

Os direitos autorais na internet funcionam de modo semelhante a qualquer outro meio em que uma obra literária, artística ou científica seja disponibilizada. ... Os direitos do autor podem ser descritos como aqueles que pertencem à pessoa que criou uma obra intelectual e, portanto, pode fazer dela o que desejar.

O que diz a lei sobre plágio?

Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos. ... Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano.

Como lidar com direitos autorais no YouTube?

Faça login no YouTube Studio. No menu à esquerda, selecione "Vídeos". Clique em "Reivindicação de direitos autorais" ao lado do vídeo em questão na coluna "Monetização", se disponível.

O que é direito autoral e quais os direitos que ele protege?

Direitos autorais - O direito autoral é voltado à criação artística, científica, musical, literária, entre outras. Ele protege obras literárias (escritas ou orais), musicais, artísticas, científicas, obras de escultura, pintura e fotografia, bem como o direito das empresas de radiofusão e cinematográficas.

Qual o objetivo da lei de direitos autorais?

Qual é a finalidade da lei de direitos autorais e quais obras são protegidas? A finalidade principal da lei dos direitos autorais é a de proteger o vínculo entre o autor e sua obra intelectual.

Como usar alguma coisa que tem direito autoral?

Basta verificar se a obra tem o selo dessa organização e conferir quais usos a licença escolhida pelo autor permite. De qualquer forma, será preciso dar os créditos, incluindo dados como o nome do criador e a fonte em que o trabalho original foi divulgado.

O que viola Direitos Autorais?

Então, são violações de direitos autorais: Vender CDs, DVDs falsificados (esse ato é chamado de contrafação); “Copiar” / “plagiar” a letra ou melodia de uma música, o conteúdo de um texto, filme, trabalho científico; Transmitir sinal de TV a cabo para quem não é assinante (por meio de “gato”, streaming etc);

O que é protegido por Direitos Autorais?

A Lei 9610/1998 (Lei de Direitos Autorais) protege o autor das criações intelectuais e as pessoas que se utilizam dessas criações. ... Ou seja, o autor da obra pode dispor ou usar sua criação da forma que pretender, sendo possível ainda conceder a permissão a terceiros para que usem de modo parcial ou total.

Pode ter nome repetido no YouTube?

Conteúdo criado com o intuito de falsificar a identidade de uma pessoa ou canal não é permitido no YouTube. Além disso, o YouTube aplica os direitos de proprietários de marcas registradas. Canais ou vídeos que causem dúvidas sobre a origem dos produtos e serviços anunciados também não são permitidos.

O que pode ser considerado plágio?

Caracteriza-se como plágio a cópia parcial, integral ou conceitual de uma obra sem a apresentação da fonte original ou quando os créditos do trabalho são dados a outra pessoa sem a permissão explícita do autor(a) inicial.

Quais são as principais consequências do plágio?

O aspecto criminal do plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal, que prevê a pena de três meses a um ano, ou multa, a quem violar direito autoral. Se houver intuito de lucro direto ou indireto, a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos e multa.


Tudo sobre turismo e aventura